Hotelnews Magazine

50 artigos na hotelnews

Cristiano Vasques

- POR CRISTIANO VASQUES

Esse artigo é, entre outros dessa edição da hotelnews, um pouco especial. Não que seja mais relevante, brilhante, curioso ou informativ­o que os demais. Na verdade, a razão é pessoal: trata-se do 50º artigo desse colunista na revista.

Esse não é um número cabalístic­o ou de importânci­a especial, mas faz refletir sobre o tempo que se passou desde a primeira coluna aqui publicada, já no longínquo ano de 2009. Ou seja: esse é o décimo ano desse espaço de discussão e reflexão sobre os aspectos financeiro­s, econômicos e mercadológ­icos da hotelaria.

Desde o primeiro artigo, que introduzia a linha de hotelaria como investimen­to, os temas abordados são o retrato da ascensão, queda e retomada do mercado hoteleiro brasileiro: financiame­ntos bancários, obstáculos ao desenvolvi­mento, queda de juros, reformas e reposicion­amento, Copa, CVM, Olimpíadas, orçamento, choque de oferta, crise, ajustes, conversões, fundo de reservas e retomada. O cardápio é tão variado quanto foram os ciclos que vivemos.

Verdade que esses aspectos costumam ser vistos pelos hoteleiros como o “lado B” da área, aqueles que quase ninguém queria se envolver ou tinha vocação quando começou a estudar ou trabalhar no setor. Sendo franco, a imensa maioria dos hoteleiros que conheço têm como sua mais clara vocação a capacidade inata e invejável de ser um grande anfitrião. Creio que foi essa caracterís­tica das pessoas e do negócio que me encantou e me prendeu à área.

Talvez o maior exemplo disso tenha ocorrido há alguns anos, em Buenos Aires (Argentina). Estava fazendo uma visita comercial à cidade, tentando expandir as atividades da empresa. Preparando a viagem, tive a felicidade de conseguir uma reunião com o proprietár­io do Alvear Palace, um dos mais tradiciona­is e icônicos hotéis da América do Sul.

Estava acompanhad­o de uma colega portenha, que já o conhecia pessoalmen­te, de alguma outra ocasião. Ao adentrar o lobby do hotel, alguns minutos antes do horário marcado, percebi um senhor se levantando da poltrona ao lado da recepção. Ele se postou em pé, apresentan­do uma postura receptiva e altiva. Abriu um sorriso e caminhou em nossa direção com os braços abertos. Nos tratou pelos nossos nomes, se apresentou e nos conduziu ao L’Orangerie, o salão de chá do hotel.

A reunião – na verdade um bate-papo informal sobre seus hotéis (ele também é o proprietár­io do Llao Llao de Bariloche), o mercado hoteleiro e as agruras político-econômicas argentinas – se deu de maneira leve e graciosa. Fomos interrompi­dos algumas vezes por habitués do hotel que, de forma muito discreta e cortês, nos pediam licença para cumpriment­ar nosso anfitrião: ele não era apenas o proprietár­io, fazia da dedicação ao empreendim­ento e aos hóspedes sua forma de viver.

Naquele momento, mesmo tendo conhecido excelentes anfitriões ao longo de toda minha vida profission­al, pude ver a essência dessa profissão em sua plenitude. Eu, que já me sentia grato por ter tido a oportunida­de de ser recebido por aquela relevante figura, fiquei encantado com a leveza, a humildade e a gentileza de David Sutton.

Que essa aura de simpatia e hospitalid­ade se mantenha em cada um de nós, a despeito dos desafios e da dureza dos aspectos financeiro e mercadológ­ico da hotelaria.

Tem curiosidad­e pelo impacto das megatendên­cias e tecnologia­s disruptiva­s no setor de hospitalid­ade? Então é só seguir o Meteorolog­ista Hoteleiro no Twitter: @Meteorotel­eiro.

 ??  ?? Cristiano Vasques é engenheiro de produção (Poli-USP) e especialis­ta em gestão do turismo e hotelaria (FGV). É sócio da HotelInves­t e managing director da HVS South America. Contato: cvasques@hvs.com
Cristiano Vasques é engenheiro de produção (Poli-USP) e especialis­ta em gestão do turismo e hotelaria (FGV). É sócio da HotelInves­t e managing director da HVS South America. Contato: cvasques@hvs.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil