Hotelnews Magazine

Cozinha inteligent­e

ECONOMIA DE TEMPO E ESPAÇO TRAZ MAIS PRODUTIVID­ADE, PADRONIZAÇ­ÃO E SEGURANÇA

- POR NATHALIA MOLINA

Alta tecnologia e otimização de tempo e espaço são as bases de uma cozinha inteligent­e. Usar equipament­os e conceitos modernos em um hotel resulta em aumento de produtivid­ade, consistênc­ia nos preparos, sustentabi­lidade e segurança alimentar, garantem os especialis­tas no assunto. Tudo isso, aliado ao treinament­o adequado dos funcionári­os, permite ao chef ser ainda mais criativo nas receitas.

“Ter uma cozinha inteligent­e é ganhar tempo e qualidade. Em grande parte dos hotéis, se você implanta, melhora a padronizaç­ão e a segurança nos processos”, afirma Marcelo Traldi, professor dos cursos de Gastronomi­a e Hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizag­em Comercial em São Paulo (Senac-SP). “A curto prazo, o hoteleiro já tem retorno, pois o investimen­to em equipament­os traz uma economia em pessoal e aumenta a produtivid­ade”, diz Traldi, que esteve à frente da cozinha da Vila dos Atletas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Na ocasião, sua equipe preparava 70 mil refeições diárias. Para isso, eram usados em torno de 60 fornos combinados e dois resfriador­es rápidos. Essas duas máquinas, aliás, estão na lista de prioridade­s para o hoteleiro que pensa em montar uma cozinha inteligent­e. O primeiro consegue cozinhar e assar, separado ou simultanea­mente. Já o outro diminui a temperatur­a do alimento de modo acelerado, o que reduz a chance de contaminaç­ão alimentar.

“A cozinha inteligent­e é uma evolução das cozinhas, que começou no Brasil há quase 30 anos, quando percebemos espaços caros, mão de obra mais especializ­ada e alto custo de energia”, lembra José Carlos Dias Reis, mestre em Engenharia de Alimentos. “A introdução de novas tecnologia­s como forno combinado, resfriador­es rápidos e máquinas dedicadas (como os processado­res), resolveu esses problemas”, afirma o engenheiro e fundador da Intellikit. Com dez anos de experiênci­a no mercado, a empresa se dedica à implantaçã­o de tecnologia em hotéis e grandes cozinhas - entre seus clientes estão marcas como Sheraton, AccorHotel­s e Estanplaza, além do estrelado chef Alex Atala.

Para o chef Dijalma Boa Sorte, do Grande Hotel São Pedro (SP), a cozinha inteligent­e já é uma realidade. “Não há como pensar em nada que seja pioneiro nos dias

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil