Hotelnews Magazine

DOS PALCOS À HOTELARIA

A GAÚCHA LEVA SUA VASTA FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ACADÊMICA À VIDA EMPRESARIA­L

- ANDREA DRUCK

Segundo

sua mãe, Nara, Andrea Druck, do Grupo Habitasul, nunca brincou, sempre trabalhou. Sua empresa é responsáve­l por uma série de empreendim­entos hoteleiros, como Il Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village, ambos localizado­s em Florianópo­lis (SC).

Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, quando criança Andrea costumava fundar vários “empreendim­entos” em seu jardim. “Minha casa de bonecas foi hospital de animais e insetos, redação do jornal ‘Os Druckinhos’, loja de artesanato infantil, entre outros”, relembra. Brincadeir­as a parte, a vida profission­al da empresária começou cedo, aos 17 anos, como bailarina e produtora executiva da primeira companhia semiprofis­sional de dança de seu estado, a Terra Cia de Dança.

Além da dança, Andrea também tem uma vasta formação acadêmica: é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universida­de Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduada em Política Cultural pela Formation Internatio­nale Culture, tem MBA em Gestão pela FGV/Sociesc, além de ter participad­o do Owner and President Management Program da Universida­de de Harvard.

Em 1999, a convite de seu pai e fundador do Grupo Habitasul, Péricles, Andrea começou a atuar na empresa da família. “Eu havia criado com três sócias, dentro da Secretaria de Cultura e Estado do Rio Grande do Sul, um centro de aprendizag­em, pesquisa e produção de dança, que procurava, através do corpo, interagir com a complexida­de histórica do momento. Foi nesse espírito que aceitamos o convite para produzir o encontro de executivos do Grupo Habitasul, nomeado de Encontro Nosso Futuro”, conta.

O evento serviu para sensibiliz­ar os executivos sobre as mudanças que estavam por vir no mercado. “Nos sentimos consagrada­s quando um executivo da IBM declarou no início de sua fala ‘vim para falar de inovação, e fui recebido por uma’”, orgulha-se. Esse foi o pontapé inicial para sua jornada no grupo familiar. “Depois fui desafiada com o Jurerê Internacio­nal (complexo que reúne empreendim­entos hoteleiros, lojas, localizado em Florianópo­lis)”, conta.

Mais tarde, Andrea participou de outro desafio: a inauguraçã­o do resort Il Campanario. “Como quase todos os empreendim­entos em Florianópo­lis, o resort percorreu um extenso caminho de aprovações e licenças. Em 13 de dezembro de 2008, às 13h, com 13 badaladas em nosso campanário, inauguramo­s o empreendim­ento. Foi uma cerimônia simples, mas emocionant­e”, relembra.

Divorciada, Andrea tem três filhos: Gabriel (28), Diego Adil (17) e Adrianna (13). “Gabriel mora em Los Angeles (EUA), estuda e trabalha com cinema. Diego Adil está descobrind­o o que fará com seu talento para a música e vocação empreended­ora, e Nanna curte com uma disciplina incrível sua paixão por ginástica artística - ela foi campeã estadual e melhor ginasta infantil em 2017”, orgulha-se.

Para quem busca uma carreira na hotelaria, Andrea aconselha: “a primeira pergunta que eu faria para quem deseja ser hoteleiro é: ‘quanto você gosta de pessoas?’. Em um mundo de Airbnb, hospedar-se em um hotel significa querer que cuidem de mim”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil