BAN­CA­DA DO MO­RO X BAN­CA­DA DOS RÉUS

ISTO É - - BRASIL/CONGRESSO - Wil­son Li­ma

No­va le­gis­la­tu­ra con­sa­gra­rá o em­ba­te en­tre par­la­men­ta­res fa­vo­rá­veis ao pa­co­te an­ti­cor­rup­ção e aque­les cu­jas in­ves­ti­ga­ções in­co­mo­dam

Com a no­me­a­ção de Ser­gio Mo­ro pa­ra o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, o juiz, que até ago­ra era res­pon­sá­vel pe­la Ope­ra­ção La­va Ja­to, vai as­su­mir uma no­va mis­são: a de ar­ti­cu­la­dor no Con­gres­so. Se por um la­do exis­te uma le­gião de par­la­men­ta­res que pre­ten­de pe­gar ca­ro­na na po­pu­la­ri­da­de do ma­gis­tra­do e, des­sa for­ma, apoi­ar as me­di­das que se­rão su­ge­ri­das por Mo­ro, de ou­tro la­do há uma ala de par­la­men­ta­res que são al­vos das su­as in­ves­ti­ga­ções e pre­ten­dem exer­cer for­te re­sis­tên­cia às pro­pos­tas mo­ra­li­za­do­ras no Con­gres­so.

Atu­al­men­te, par­la­men­ta­res li­ga­dos à área de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca já ini­ci­a­ram con­ver­sas na Câ­ma­ra pa­ra apoi­ar as me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção que se­rão en­ca­mi­nha­das por Mo­ro. Den­tro des­sa ban­ca­da, há par­la­men­ta­res de vá­ri­os par­ti­dos co­mo o PSL, do pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro; PSDB; DEM; PPS; PSC e até mes­mo de par­ti­dos da es­quer­da pro­po­si­ti­va, co­mo o PDT e PSB. A es­ti­ma­ti­va é que a ban­ca­da de apoio a pro­je­tos de com­ba­te à cor­rup­ção no Con­gres­so te­nha, pe­lo me­nos, 250 par­la­men­ta­res já ga­ran­ti­dos.

Du­ran­te a se­ma­na, Mo­ro já ini­ci­ou as pri­mei­ras con­ver­sas com al­guns des­ses par­la­men­ta­res. O juiz pre­ten­de tra­ba­lhar em par­ce­ria com o Con­gres­so pa­ra en­du­re­cer ain­da mais o Có­di­go Pe­nal. IS­TOÉ apu­rou que en­tre as me­di­das de­fen­di­das por Mo­ro es­tão, por exem­plo, a pos­si­bi­li­da­de de pro­cu­ra­do­res ne­go­ci­a­rem pe­nas e o en­du­re­ci­men­to das re­gras de pro­gres­são pa­ra de­ten­tos. A pri­o­ri, a ideia é ti­rar da ga­ve­ta o pa­co­te de me­di­das de com­ba­te à cor­rup­ção ide­a­li­za­do pe­lo MPF que

foi des­fi­gu­ra­do na Câ­ma­ra e que ago­ra so­fre­rá aper­fei­ço­a­men­tos pe­lo no­vo mi­nis­tro.

AS NO­VAS DEZ ME­DI­DAS

O pa­co­te de Dez Me­di­das con­tra a Cor­rup­ção es­tá pa­ra­do no Se­na­do des­de no­vem­bro de 2016. Du­ran­te o pro­ces­so de apre­ci­a­ção na Câ­ma­ra, o pro­je­to re­ce­beu vá­ri­as emen­das que aca­ba­ram amo­le­cen­do o com­ba­te à cor­rup­ção. In­cluiu-se, por exem­plo, uma emen­da que es­ta­be­le­ce o “abu­so de au­to­ri­da­de”, a pu­ni­ção de juí­zes e de pro­cu­ra­do­res no exer­cí­cio das su­as ati­vi­da­des. Es­sas mo­di­fi­ca­ções fo­ram pa­tro­ci­na­das, prin­ci­pal­men­te, por par­la­men­ta­res do PT, PP e do MDB que eram jus­ta­men­te os al­vos de in­ves­ti­ga­ções.

Al­guns des­ses par­la­men­ta­res so­bre­vi­ve­ram à fa­xi­na fei­ta pe­los elei­to­res em ou­tu­bro. E no­va­men­te es­ta­rão à fren­te de no­vas ten­ta­ti­vas de des­fi­gu­rar o pa­co­te pro­pos­to por Mo­ro. Um dos mai­o­res crí­ti­cos do pa­co­te an­ti­cor­rup­ção apre­sen­ta­do pe­lo MPF foi o ex-pre­si­den­te do Se­na­do Re­nan Ca­lhei­ros (MDB-AL). Além de Re­nan, so­bre­vi­ve­ram às ur­nas ou­tros 35 po­lí­ti­cos que fo­ram al­vo da La­va Ja­to e con­se­gui­ram se re­e­le­ger e es­ta­rão na Câ­ma­ra e no Se­na­do. Es­tão nes­sa lis­ta o se­na­dor Ja­der Bar­ba­lho (MDB-PA), re­e­lei­to, e os atu­ais se­na­do­res, elei­tos de­pu­ta­dos fe­de­rais Aé­cio Ne­ves (PSDB-MG) e Glei­si Hoff­mann (PT-PR). Ou­tros no­mes são o pre­si­den­te do PP, se­na­dor Ci­ro No­guei­ra (PI), que se re­e­le­geu pa­ra o Se­na­do. Se­rá um du­e­lo que po­de ga­nhar con­tor­nos de lu­ta do bem con­tra o mal. Co­mo nos bons fil­mes de su­per-he­rois, es­pe­ra-se que o bem saia ven­ce­dor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.