EN­TRE­VIS­TA

Quin­ze di­as de­pois da elei­ção de Bol­so­na­ro, Ci­ro Go­mes vol­tou a Bra­sí­lia pa­ra co­man­dar uma reu­nião do PDT e re­or­ga­ni­zar a cen­tro-es­quer­da. Na quar­ta-fei­ra 7, um dia após com­ple­tar 61 anos, con­ce­deu en­tre­vis­ta ex­clu­si­va à IS­TOÉ Ru­dol­fo La­go

ISTO É - - BRASIL/CAPA -

As con­ver­sas que vêm acon­te­cen­do en­tre o PDT e ou­tros par­ti­dos da cen­tro-es­quer­da vi­sam for­mar uma opo­si­ção que se con­tra­po­nha ao PT?

Pre­ci­sa­mos dei­xar cla­ro. Nos­sa ta­re­fa não é se con­tra­por ao PT. Não te­mos na­da con­tra o PT e ne­nhu­ma ne­ces­si­da­de de fa­zer ven­det­ta. Ago­ra, a he­ge­mo­nia pou­co crí­ti­ca que o PT exer­ce há um tem­pão já deu. O que bus­ca­mos é cri­ar as con­di­ções de tra­ba­lhar uma opo­si­ção ao no­vo go­ver­no de uma for­ma mais pro­po­si­ti­va e in­de­pen­den­te des­sa pos­tu­ra he­gemô­ni­ca do PT.

Por que is­so é im­por­tan­te?

Por­que o que acon­te­ceu é re­sul­ta­do da for­ma co­mo o PT cons­truiu. O PT cri­ou Bol­so­na­ro. Não exis­ti­ria Bol­so­na­ro sem o an­ti­pe­tis­mo. E o an­ti­pe­tis­mo é uma re­a­ção a um ti­po de dis­cur­so e de com­por­ta­men­to que o PT cri­ou. Te­mos que ul­tra­pas­sar is­so.

E co­mo se da­ria es­se no­vo mo­de­lo de opo­si­ção?

Não ve­mos a de­mo­cra­cia em ris­co co­mo vê o PT. Nós re­co­nhe­ce­mos a le­gi­ti­mi­da­de da vi­tó­ria de Bol­so­na­ro. Que­re­mos que ele acer­te a mão. Pe­lo me­nos por en­quan­to, não há que se fa­lar em ris­co da ins­ti­tu­ci­o­na­li­da­de de­mo­crá­ti­ca.

Mas é pre­ci­so fi­car aler­ta?

O que pro­po­mos é um per­ma­nen­te diá­lo­go en­tre as for­ças pro­gres­sis­tas pa­ra pro­te­ger a ins­ti­tu­ci­o­na­li­da­de de­mo­crá­ti­ca e o in­te­res­se na­ci­o­nal. É pre­o­cu­pan­te, por exem­plo, que ha­ja já um con­jun­to de ares­tas des­ne­ces­sá­ri­as.

O quê, por exem­plo?

O dis­cur­so que mi­ni­mi­za a im­por­tân­cia do Mer­co­sul e de im­por­tan­tes par­cei­ros co­mer­ci­ais. O dis­cur­so so­bre a Chi­na, que pro­vo­cou um du­rís­si­mo edi­to­ri­al de um jor­nal chi­nês. A ques­tão de Is­ra­el, ge­ran­do uma du­ra re­a­ção do Egi­to, em tor­no de al­go que nem che­gou mes­mo a ser dis­cu­ti­do de for­ma ofi­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.