Um te­sou­ro dos tem­pos bí­bli­cos

ISTO É - - COMPORTAMENTO/HISTÓRIA - AS

Anel com o no­me de Pôn­cio Pi­la­tos en­con­tra­do na Cis­jor­dâ­nia dá pis­tas so­bre o mis­te­ri­o­so per­so­na­gem his­tó­ri­co

Ono­me de Pôn­cio Pi­la­tos, o ofi­ci­al ro­ma­no que or­de­nou a exe­cu­ção de Je­sus Cris­to, é co­nhe­ci­do em to­do mun­do. Mas pou­co se sa­be so­bre sua vi­da além das men­ções no evan­ge­lho. A des­co­ber­ta de um anel com seu no­me dá uma no­va pis­ta so­bre o per­so­na­gem.

Es­se pe­que­no te­sou­ro foi ori­gi­nal­men­te en­con­tra­do em es­ca­va­ções re­a­li­za­das em 1968 e 1969 em He­ró­dio, o tú­mu­lo e pa­lá­cio do rei He­ro­des, lo­ca­li­za­do ao sul de Be­lém, na Cis­jor­dâ­nia. Ele es­ta­va en­tre cen­te­nas de ou­tros itens co­le­ta­dos pe­los pes­qui­sa­do­res, in­cluin­do mo­e­das, res­tos de ce­râ­mi­ca e pon­tas de fle­chas. Mas so­men­te ago­ra, com tec­no­lo­gi­as mais avan­ça­das, foi pos­sí­vel re­a­li­zar uma lim­pe­za mais pro­fun­da e iden­ti­fi­car as ins­cri­ções do anel. O no­me de Pi­la­tos apa­re­ce ao lado de uma cra­te­ra, an­ti­go va­so usa­do pa­ra guar­dar vi­nho. As li­ga­ções com Pi­la­tos são cla­ras, já que o no­me não era co­mum na épo­ca. Além dis­so, o He­ró­dio foi usa­do co­mo for­ta­le­za na Ju­deia, pro­vín­cia go­ver­na­da pelo ro­ma­no. A pri­mei­ra des­co­ber­ta ar­que­o­ló­gi­ca fei­ta na Ju­deia e li­ga­da a Pi­la­tos foi uma pe­dra cur­va com uma ins­cri­ção de seu no­me, en­con­tra­da em 1961.

POU­CO VA­LOR

Pes­qui­sa­do­res du­vi­dam, no en­tan­to, de que o anel te­nha per­ten­ci­do de fa­to ao go­ver­na­dor. O ar­te­fa­to é fei­to de co­bre, ma­te­ri­al me­nos no­bre as­so­ci­a­do a sol­da­dos e ofi­ci­ais de bai­xa pa­ten­te. O go­ver­na­dor de uma pro­vín­cia usa­ria ador­nos de ma­te­ri­ais com ou­ro. Ain­da não se sa­be com cer­te­za, mas o anel po­de ter si­do usa­do por su­bal­ter­nos co­mo for­ma de gra­var o no­me de Pi­la­tos em do­cu­men­tos.

DES­CO­BER­TA O anel que con­tém o no­me de Pôn­cio Pi­la­tos (abai­xo) foi en­con­tra­do no He­ró­dio (ao lado)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.