ISTO É Dinheiro

“O governo se perde em coisas muito pequenas”

-

O governo Bolsonaro precisa começar a entregar resultados para disputar o concorrido capital estrangeir­o com outros países. Quem diz isso é Bernardo Parnes, um dos mais experiente­s executivos em atividade no mercado brasileiro. Com uma carreira de mais de 30 anos, ele já chefiou o Merrill Lynch no Brasil e o Deutsche Bank na América Latina. Também esteve à frente da JSI Investimen­tos, family office de Joseph Safra, e estruturou o Bradesco BBI. Qual sua avaliação sobre o cenário atual? Existe uma liquidez muito grande no mundo e a potencial queda dos juros, sinalizada tanto no exterior quanto no Brasil, deve valorizar ativos reais, já que a renda fixa não fica tão atraente.

O que o Brasil precisa fazer para atrair parte desse fluxo?

Uma reforma da previdênci­a a níveis mínimos, na faixa dos R$ 800 bilhões, que faça o investidor começar a ver boas perspectiv­as. Reformas micro também são importante­s. Além disso, o governo precisa mostrar unidade e estratégia, porque apesar das intenções serem muito boas e o time ser excepciona­l, ele se perde em coisas muito pequenas.

Qual o sentimento do investidor estrangeir­o em relação ao Brasil?

O interesse existe, mas desde que haja uma reforma minimament­e decente e um norte para o País. O estrangeir­o pode colocar o dinheiro em qualquer ativo no mundo, então a competição é muito grande. O Brasil é bastante atraente, mas precisa fazer a lição de casa.

Isso tem retardado o fluxo estrangeir­o para a bolsa?

Exato. Grande parte do dinheiro que entrou na bolsa, que fez o Índice Bovespa bater os 100 mil pontos, é de investidor­es locais. Isso é bom, mas não o suficiente. Não podemos comparar a liquidez local com a global. Ainda assim, tem muita gente com a mão no gatilho, esperando uma visibilida­de melhor para fazer negócio.

 ??  ?? QUEM É BERNARDO PARNES CEO do Deutsche Bank na América Latina de 2009 a 2016 Presidente da Merrill Lynch no Brasil de 1990 a 2004
Estruturou o Bradesco BBI Geriu a JSI Investimen­tos, family office de Joseph Safra
QUEM É BERNARDO PARNES CEO do Deutsche Bank na América Latina de 2009 a 2016 Presidente da Merrill Lynch no Brasil de 1990 a 2004 Estruturou o Bradesco BBI Geriu a JSI Investimen­tos, family office de Joseph Safra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil