ISTO É Dinheiro

QUEM é RAFAEL STARK

-

Em 2014 abri minha primeira empresa, que prestava consultori­a e criava produtos digitais. Comecei faturando R$ 40 mil ao ano e em 2017 já faturava R$ 3 milhões. Foi quando surgiu um projeto para desenvolve­r um sistema de reembolso. O cliente queria que os pagamentos seguissem um fluxo de aprovação. Depois, o dinheiro seria enviado por meio de TEDs. Pesquisei e descobri que ninguém oferecia isso no mercado. Então, fiquei curioso para saber como as empresas realizavam uma grande quantidade de operações, por exemplo, 1 mil transferên­cias bancárias por dia. O mercado ainda usa um modelo dos anos 1990, que é praticamen­te manual. Então, em

2018, a Stark Bank surgiu para oferecer às empresas a possibilid­ade de fazer muitas operações financeira­s em questão de segundos.

Fundador e CEO da Stark Bank

Fundador da Hummingbir­d e da Squiak

Engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutic­a (ITA)

Como funciona? Quem são os clientes? Funcionamo­s como um banco digital. As empresas abrem contas de pagamentos e fazem as operações necessária­s. Atendemos empresas de médio e grande porte. Entre nossos clientes estão Colgate, Buser, Rappi, Rebel, entre outros.

Qual tem sido o desempenho da empresa nos últimos anos?

Antes da pandemia, o volume de transações crescia cerca de 80% ao mês. Porém, as medidas de restrição econômica afetaram nossos principais clientes. Continuamo­s crescendo, mas o ritmo desacelero­u para 25% ao mês.

Estamos olhando para o PIX porque vai permitir soluções novas de pagamento. Vai substituir transferên­cias, boletos e cartões de débito. Temos interesse também no cartão de crédito corporativ­o. Apesar do PIX, muitas empresas ainda precisam do cartão para compras internacio­nais. Cartão de crédito vai continuar importante, mas a versão corporativ­a é ruim.

Por que o cartão corporativ­o é ruim?

O cartão de pessoa fisica tem segmentos e programas de recompensa. Ao usar, o cliente ganha pontos ou milhas. O cartão corporativ­o não oferece essas vantagens, por isso pretendemo­s lançar um cartão corporativ­o que as tenha também. Além de benefícios, ele será controlado por API e terá conciliaçã­o automática, o que facilitará a vida das empresas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil