ISTO É Dinheiro

WASHINGTON NO ATAQUE

-

ma mudança na legislação portuguesa tem causado euforia em milhares de brasileiro­s netos de portuguese­s. Embora muitos ainda o desconheça­m, o Programa Nacional de Apoio ao Investimen­to da Diáspora (Pnaid) é um incentivo governamen­tal de retorno à terra de origem, tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeir­os. Ele pode transforma­r em realidade o sonho de adquirir a nacionalid­ade dos avós a fim de se fixarem em Portugal como cidadãos com direitos plenos. A notícia é particular­mente instigante para quem pensa em comprar propriedad­es ou abrir empresas no país.

Aprovado pelo Conselho de Ministros, em julho passado, o Pnaid procura valorizar as comunidade­s portuguesa­s residentes no estrangeir­o como ativo estratégic­o para Portugal a fim de atrair investimen­tos, internacio­nalização da economia e a coesão territoria­l. O secretário de Estado da Internacio­nalização de Portugal, Eurico Brilhante, que esteve no Brasil em outubro para apresentar o programa em Brasília e São Paulo, afirmou tratar-se de um mecanismo que facilita o regresso de portuguese­s e de lusodescen­dentes, criando uma rede de apoio ao investidor da diáspora. “O Pnaid tem um primeiro ponto que permite acesso a incentivos, em particular, nas regiões do interior de Portugal”, afirmou o secretário. “Há uma enorme comunidade portuguesa no Brasil e, nos últimos anos, tem havido uma maior aproximaçã­o entre os dois países”, disse.

Neto de português, o economista Arthur Mendes, paulista de 29 anos, já está fazendo planos para aproveitar o benefício e, quem sabe, lucrar na terrinha. “Tão logo a pandemia esteja sob controle, eu pretendo investir em um imóvel e abrir uma empresa de consultori­a para intermedia­r negócios entre Brasil e Portugal”, afirmou. “Vou aproveitar também para fazer um MBA na área de finanças.”

Diretora do departamen­to do Ministério da Justiça de Portugal responsáve­l pela análise e deferiment­o dos processos de nacionalid­ade portuguesa, Maria de Lur

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil