ISTO É Dinheiro

QUEM é HELENA VERONESI

-

Não acredito que chegaremos a essa situação de descontrol­e fiscal, embora seja o risco hoje. Uma das maneiras de o Brasil cumprir o teto de gastos é fazendo andar as reformas, como a administra­tiva e tributária. Algumas privatizaç­ões podem ajudar a sanar a sangria das contas públicas. O problema é que as reformas não estão andando como imaginávam­os. E hoje não temos mais aquele diferencia­l de juros altos que justificav­a o gringo entrar em países emergentes. Se você descumpre as regras fiscais, o investidor estrangeir­o fica mais cauteloso.

Economista-chefe e estrategis­ta da Consulenza Investimen­tos

Formada em Economia pela PUC do Rio de Janeiro

Qual é o juro ideal?

Não tem juro ideal porque depende de muita coisa. Depende do nível do dólar, que não há como controlar, do nível de atividade econômica, da pressão inflacioná­ria. Acho que hoje o Banco Central poderia elevar para até 4%. Seria uma elevação estimulati­va e seguraria essa alta da inflação, que está com cara de que veio para ficar, pelo menos no curto prazo.

Nesse cenário, onde investir?

Setores que sofreram mais com a pandemia, como turismo e empresas aéreas, tiveram seus preços deteriorad­os em 2020. Então, em um cenário mais positivo, com vacina e retomada das atividades, empresas desses setores verão os preços de seus papéis se recuperare­m. Fundos imobiliári­os que envolvem shoppings na carteira também devem ter uma boa recuperaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil