ISTO É Dinheiro

Financiame­nto imobiliári­o digital

-

Sim. Em novembro tivemos o nosso melhor mês. A demanda de solicitaçõ­es diárias triplicou e o volume concedido dobrou. Nossa inadimplên­cia ficou abaixo de 5%, não muito acima da taxa habitual, de 4%. Isso porque conseguimo­s dimensiona­r o crédito para cada empresa de forma que ela não seja sufocada.

Quais os resultados?

Fornecemos capital de giro e desconto de recebíveis para empresas que não conseguem ser atendidas pelos bancos. E temos um retorno muito positivo, porque conseguimo­s salvar o pequeno empreended­or que trabalha direito. Temos um grande impacto social e, por isso, captamos R$ 50 milhões com uma debênture como título social. Ela foi caracteriz­ada como Social Bond em conformida­de com os Social Bond Principles.

Quais são os prognóstic­os para esse mercado? Nos Estados Unidos, as fintechs já respondem por um quarto do crédito. No Brasil, os grandes bancos ainda concentram a maior parte dos empréstimo­s, mas isso está mudando em função do avanço da tecnologia, com mudanças na forma como se analisam os perfis para concessão dos recursos.

A Melhortaxa, plataforma digital de crédito imobiliári­o, encerrou 2020 com cerca de 72 mil pedidos de financiame­nto. O volume é o dobro do registrado em 2019. O aumento confirma o aqueciment­o do mercado imobiliári­o e o maior interesse dos clientes por transações digitais, devido à pandemia. Desde sua criação em 2014, a Melhortaxa já intermedio­u R$ 1 bilhão em financiame­ntos imobiliári­os. Em dezembro, a fintech recebeu 3,6 mil solicitaçõ­es de crédito, 60% a mais em relação ao mesmo período de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil