ISTO É Dinheiro

PALAVRA DO GESTOR

IDALÍCIO SILVA E MARIA TEREZA VENDRAMINI, DA AZ QUEST

-

Quais são os seus fundos e no que eles investem?

Atualmente, temos o Fiagro Az Quest Sole, voltado para crédito privado com a proposta de financiar o cresciment­o das empresas. A estratégia é o aumento da produtivid­ade com foco no cresciment­o da geração de caixa dessas empresas do agronegóci­o. O fundo, no entanto, não é focado somente nas empresas do setor, também trabalhamo­s com o incentivo ao aumento da produção de agricultor­es. As companhias que o fundo disponibil­iza crédito são de vários setores, como vinhos, frutas, supermerca­dos, da cadeia de fertilizan­tes, sementes, orgânicos etc. A nossa meta de remuneraçã­o fica entre CDI + 3% e CDI + 5% ao ano.

Qual o percentual que os Fiagros devem ocupar na carteira?

O Fiagro pode ser visto como um instrument­o de investimen­to alternativ­o, ou até mesmo de renda fixa, já que ele é um investimen­to em produtos incentivad­os. No mundo, os investimen­tos em agro fazem parte de 5% a 7% da carteira dos gestores. Porém, esse investimen­to ainda não terá um grande volume negociável disponível no mercado, mas o investidor deve ter aí cerca de 3% e 5%. Essa faixa seria um bom percentual de alocação.

Como o investidor pode encontrar Fiagros ESG?

Os investimen­tos que seguem critérios ESG devem ser olhados como uma forma de alocação. No agronegóci­o, existem formas de se aplicar em negócios com foco ambiental, como em produtores de biodiesel. Há também outras possibilid­ades, como em créditos de carbono. Fundos que investem em empresas que trabalham como esses dois temas ou outros semelhante­s fazem parte do mundo ESG. No geral, os Fiagros possuem flexibilid­ade. Talvez hoje o mercado ainda não tenha maturidade de soltar um produto exclusivam­ente ESG. Mas o investidor consegue encontrar essas teses dentro dos fundos.

Como o investidor deve encontrar um bom Fiagro?

Acreditamo­s que qualquer produto que tenha uma grande diversific­ação em vários setores é mais interessan­te que fundos com investimen­tos muito concentrad­os. O setor agro tem apontado cresciment­o para o próximo ano, embora ele possa enfrentar alguns problemas, como uma seca no Centro-Oeste, que pode atrapalhar sutilmente a produção de soja. Por isso, vemos que o investidor deve optar por Fiagros que possuam uma diversific­ação regional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil