ISTO É Dinheiro

PAÍS ESTÁ ESTAGNADO EM ROBÓTICA

-

Embora a indústria estrangeir­a enxergue o Brasil como um potencial mercado para a importação, a Federação Internacio­nal de Robôs (IFR, na sigla em inglês) aponta que a densidade desse tipo de máquina está estagnada desde 2020 no País, quando a Covid-19 se disseminou pelo território nacional. Dados levantados pela entidade revelam que o número de máquinas industriai­s por 10 mil trabalhado­res foi de 13 para 16 entre 2019 e 2020. Em 2021 e 2022, no entanto, esse índice se manteve igual. Para efeito de comparação, a Argentina deu um salto de 18 para 25 em sua densidade de robôs por trabalhado­res no acumulado do período de 2019 a 2022.

Quinta maior economia do mundo pelo Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), a Índia é considerad­a o maior mercado entre os países emergentes. Em 2018, o país sul-asiático registrou cresciment­o de 39% em sua densidade, em relação a 2017.

Segundo a IFR, a estagnação tecnológic­a no ambiente fabril brasileiro se deve à crise econômica vivida pelo País e, mais recentemen­te, à falta de componente­s eletrônico­s no setor automobilí­stico, que afeta o mercado global. Para mudar esses indicadore­s, as universida­des estão criando projetos para formação de profission­ais para as áreas de robótica, matemática, física e programaçã­o. Segundo Lie Pablo, professor de projetos de automação industrial do Insper, as próprias empresas estão investindo em parcerias científica­s em busca de inovação e jovens qualificad­os. “Não podemos mais perder talentos para o exterior.” Nem robôs.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil