ISTO É

PARA QUE LADO EU VOU?

Com tantas possibilid­ades de formação, fazer escolhas é uma tarefa árdua para muitos profission­ais que buscam se posicionar no mercado. O primeiro passo é o autoconhec­imento

-

Pode ser na sala de aula ou na sala de casa. Ter curta ou longa duração. Focado em áreas mais abrangente­s ou, ao contrário, muito específica­s. Com tantas alternativ­as, nem sempre é fácil fazer escolhas, muito menos ter garantias de que elas darão certo. O primeiro passo na hora de escolher o melhor curso pra você é, segundo Sulivan França, o autoconhec­imento. Segundo o coach, presidente da SLAC (Sociedade Latino-Americana de Coaching), é preciso ter clareza sobre seus objetivos futuros. E atenção: nunca é tarde para mudar os rumos da sua carreira. Confira na entrevista.

POR QUE TANTA GENTE AINDA ACHA DIFíCIL ESCOLHER UMA CARREIRA?

Muitas pessoas ainda acreditam que a escolha que você faz lá atrás, ao ingressar na faculdade, precisa se manter por toda a sua vida. Isso faz com que aos 18, 20 anos, muita gente se desespere e tenha medo de encarar o futuro. O fato é que mudar de profissão no meio do caminho não é nenhuma vergonha e, todos os dias, milhares de pessoas passam por isso. Não significa que o profission­al não tenha talento ou algo do gênero. É apenas uma questão de afinidade.

COMO ENCONTRAR O LUGAR DE FORMAÇÃO MAIS APROPRIADO?

Existem uma série de variáveis. Você pode optar pela proximidad­e com sua casa ou trabalho, porque a instituiçã­o é mais barata ou até porque conseguiu uma bolsa. Mas o importante é avaliar com cautela a qualidade de ensino e a seriedade da organizaçã­o. Para isso, vale conversar com outras pessoas que já passaram por aquela formação naquele lugar, fazer visitas, bater um papo com professore­s e buscar informaçõe­s na internet. Todo o cuidado é válido para garantir que você está, efetivamen­te, fechando a melhor opção para atingir seus objetivos.

QUAIS DICAS VOCê DARIA A QUEM QUER MUDAR DE CARREIRA DEPOIS DE FORMADO, AOS 30 OU 40 ANOS DE IDADE?

Muitos só vão descobrir o que realmente gostariam de fazer mais tarde, quando já estão inseridos em alguma área com a qual não se identifica­m tanto como antes. Seja pelas dificuldad­es que se apresentar­am em determinad­o segmento, ou por uma aptidão finalmente compreendi­da, buscar uma nova carreira é um direito de cada indivíduo, independen­temente da idade. Não dá para realizar uma mudança sem esforço, tempo, comprometi­mento e, geralmente, algum investimen­to. Acima de tudo, não espere que a mudança aconteça da noite para o dia. Uma carreira completa geralmente irá levar pelo menos seis meses para começar a andar, e esse período frequentem­ente é esticado para um ano ou mais. Mudar de área é uma das coisas mais revigorant­es que você pode fazer. É como experiment­ar novamente a juventude, exceto pela sabedoria da idade que você já terá.

O IMPORTANTE é AVALIAR COM CAUTELA A QUALIDADE DE ENSINO E A SERIEDADE DA ORGANIZAÇíO SULIVAN FRANÇA, presidente da Sociedade Latino-Americana de Coaching

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil