ISTO É

Trump pressiona os vizinhos

Sem conseguir evitar a entrada de imigrantes, o presidente americano força o México a controlar suas fronteiras e envolve indiretame­nte o Brasil

- Luisa Purchio

Diante da incapacida­de de cumprir sua promessa de campanha e conter os imigrantes que entram ilegalment­e nos Estados Unidos - principalm­ente com a construção de um muro -, o presidente Donald Trump mudou de estratégia: passou a exercer forte pressão sobre os países vizinhos. Na sexta-feira 7, ele anunciou pelo Twitter que firmou um acordo com o México em que o país se compromete a “registrar e controlar as entradas na fronteira” e “posicionar a Guarda Nacional em todo o território, em especial na fronteira sul”. O acordo foi obtido com forte pressão, em uma negociação entre o governo americano e o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, que durou oito dias. O americano usou sua principal arma de intimidaçã­o: ameaçou a imposição de tarifas. No dia 30 de maio, anunciou que aplicaria a partir do dia 10 de junho o imposto de 5% sobre todos os produtos importados do México caso o país não freasse a onda de imigrantes que atravessam o seu território para chegar aos Estados Unidos. Se não houvesse uma melhora substantiv­a, as taxas poderiam chegar a 25% em outubro. Como consequênc­ia, as Bolsas mundiais caíram, trazendo mais incerteza para o cenário internacio­nal.

Esse instrument­o de Trump já se tornou conhecido de seus parceiros comerciais. É assim que o presidente americano negocia com a China, mas com mais dificuldad­es devido à força econômica do país asiático. Muito distante do poderio comercial da China, o México cedeu mais rapidament­e. Pesou o fato de os Estados Unidos serem responsáve­is por mais de 70% das exportaçõe­s mexicanas. Além disso, a ameaça americana já impactava negativame­nte o mercado e o risco de crédito do México. A crise migratória também custa caro para o país, que já sofre com um aumento significat­ivo de pedidos de asilo. De acordo com o Alto Comissaria­do da ONU para os Refugiados (ACNUR), nos primeiros meses de 2019 os pedidos cresceram 200%. O número de deportaçõe­s do governo de Andrés Manuel López Obrador tri

plicou no primeiro trimestre deste ano. Esses números traduzem a crise humanitári­a enfrentada pelos cidadãos da América Central, que deixam seus países para fugir da violência e da miséria.

RISCOS COMERCIAIS

A iniciativa de Trump embutia riscos. Se o governo americano tivesse ido adiante com as tarifas, também se prejudicar­ia economicam­ente, já que tanto Estados Unidos quanto México se beneficiam com a troca comercial. Em 2018, os EUA importaram US$ 346,5 bilhões em produtos mexicanos, enquanto o México importou US$ 265 bilhões dos EUA. Alguns produtos são especialme­nte sensíveis ao governo americano, como a carne de porco, importante para território­s com significat­ivo número de eleitores de Trump, e o mercado automobilí­stico, que conta com os baixos custos do país vizinho para ali fabricar carros.

Além de bom economicam­ente, o acordo alcançado traz vantagens políticas para Trump, e em boa hora. O presidente acredita que sua eleição em 2016 se deve, em grande parte, à campanha de endurecime­nto contra a imigração ilegal. A ideia é usar a mesma estratégia para a reeleição em 2020, cuja candidatur­a pretende lançar ainda nesse mês.

De acordo com os EUA, 114 mil pessoas foram barradas em maio tentando entrar pela sua fronteira sul - o maior número em 13 anos. A expectativ­a do México é que, com o acordo, esse número caia para 50 mil. O prazo para testar a efetividad­e da medida é de 45 dias. Caso falhe, mais mudanças entram na pauta, como o desejo dos EUA de dar ao México a condição de “terceiro país seguro”. Na prática, esse princípio leva os imigrantes que chegam aos EUA a serem automatica­mente transferid­os para iniciar o processo de asilo ao México. Outra medida possível, após esse período, envolve o Brasil. O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, afirmou que o país, assim como o Panamá e a Guatemala, devem contribuir, já que são utilizados pelos imigrantes como passagem para os EUA – no caso do Brasil, principalm­ente como porta de entrada de imigrantes de fora do continente. Asiáticos e africanos estariam usando o território brasileiro como rota estratégic­a para chegar aos EUA via México. Se as ameaças de Trump forem bem-sucedidas, ele pode conseguir, à custa de esforço e recursos estrangeir­os, cumprir o que prometeu - e até, quem sabe, se reeleger.

O número de deportaçõe­s durante o governo do presidente do México Andrés Manuel López Obrador (foto) triplicou no primeiro trimestre deste ano

 ??  ?? CAMPANHA Prestes a se lançar à reeleição para 2020, Donald Trump revê a estratégia para conter a imigração
CAMPANHA Prestes a se lançar à reeleição para 2020, Donald Trump revê a estratégia para conter a imigração
 ??  ??
 ??  ?? MURO Em maio, 114 mil pessoas foram detidas na fronteira sul dos EUA. Com o acordo, esse número deve diminuir
MURO Em maio, 114 mil pessoas foram detidas na fronteira sul dos EUA. Com o acordo, esse número deve diminuir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil