ISTO É

“MORO PODE TER VIOLADO REGRAS ÉTICAS”

-

Fundador e um dos editores do site The Intercept Brasil, o americano Glenn Greenwald (52) é ganhador do prêmio Pulitzer de jornalismo de 2014 pela revelação do programa secreto de vigilância eletrônica global dos EUA. Ele explicou o que levou sua equipe a publicar as conversas:

Sergio Moro e os procurador­es federais cometeram crimes?

Não dissemos que o juiz nem os procurador­es cometeram crimes. Nossas reportagen­s até agora mostraram que Moro pode ter violado regras éticas claras ao interagir com eles nos casos em que parecia julgar de forma neutra. Ele e Deltan Dallagnol, ao afirmarem que não havia um ambiente de colaboraçã­o mútua, não estavam sendo verdadeiro­s. Deltan e outros procurador­es da Lava Jato também afirmaram apartidari­smo, mas entre eles, queriam que o PT perdesse a eleição e estavam dispostos a tomar medidas para tanto. A força-tarefa tinha sérias dúvidas sobre o caso contra Lula, enquanto diziam ao público que as evidências de sua culpa eram inegáveis.

A revelação parcial das conversas não indicaria direcionam­ento?

Se publicásse­mos tudo, seríamos acusados de irresponsa­bilidade e de invasão de privacidad­e. Se publicásse­mos apenas as exceções, diriam que tiramos o material do contexto. Selecionam­os trechos contextual­izados e nada distorcido­s.

A Lava Jato deveria ser revista?

Acreditamo­s que expor irregulari­dades e impropried­ades de procurador­es e juízes não enfraquece, mas fortalece a luta contra a corrupção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil