Ali­men­tan­do o ócio cri­a­ti­vo

ISTO É - - CULTURA -

“A pan­de­mia pe­gou to­do mun­do de jei­to. A pri­mei­ra re­a­ção foi se re­co­lher, cui­dar das ne­ces­si­da­des bá­si­cas, fa­zer mui­ta au­la de pão e yo­ga”, lem­bra a co-di­re­to­ra Ma­ri­a­na Jor­ge (fo­to), que co­man­dou o pro­je­to de Los An­ge­les, nos EUA, on­de mo­ra des­de 2013. “Com to­dos os pla­nos can­ce­la­dos, jun­ta­mos ami­gos e pen­sa­mos

‘va­mos in­ven­tar uma sé­rie?’. Foi um re­fres­co pa­ra o nos­so ócio cri­a­ti­vo. A exi­bi­ção em uma re­de so­ci­al, e não na TV, fa­ci­li­tou a par­te le­gal das par­ti­ci­pa­ções.” A sé­rie es­tá dis­po­ní­vel no Ins­ta­gram. ce­le­bra os 10 anos do lan­ça­men­to no Bra­sil e um nú­me­ro glo­bal im­pres­si­o­nan­te: os três li­vros da sa­ga já ven­de­ram mais de 100 mi­lhões de có­pi­as em to­do o mun­do.

se­gun­da tem­po­ra­da da sé­rie do pro­du­tor Ryan Murphy, tem atu­a­ções exa­ge­ra­das em uma tra­ma com diá­lo­gos cor­tan­tes. O ator Ben Platt (fo­to) é o po­lí­ti­co mi­ma­do que so­nha ser pre­si­den­te dos EUA. Gwy­neth Pal­trow faz o pa­pel de sua mãe.

Fa­brí­cio Car­pi­ne­jar co­me­çou a es­cre­ver “Co­lo, por fa­vor! Re­fle­xões em Tem­pos de Iso­la­men­to” quan­do per­ce­beu que a pan­de­mia ul­tra­pas­sa­ria as fron­tei­ras da Eu­ro­pa e che­ga­ria ao Bra­sil. Se­gun­do o au­tor, as crô­ni­cas e po­e­mas são re­mé­di­os li­te­rá­ri­os pa­ra “do­mes­ti­car o me­do e su­por­tar a sau­da­de.” O li­vro pu­bli­ca­do pe­la edi­to­ra Pla­ne­ta traz afo­ris­mos e en­sai­os so­bre sen­ti­men­tos co­mo a so­li­dão, o me­do e a es­pe­ran­ça. “Nun­ca as va­ran­das fo­ram tão fre­quen­ta­das. Com o res­guar­do di­an­te da pan­de­mia, elas se tor­na­ram uma es­pé­cie de cal­ça­da da fa­mí­lia”, re­tra­ta, em um tre­cho. O au­tor tem mais de 40 li­vros pu­bli­ca­dos e já ga­nhou du­as ve­zes o prê­mio Ja­bu­ti.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.