ISTO É

A censura voltou?

-

Depois de o presidente desejar encher de porrada a boca de um repórter que lhe perguntou por que Queiroz depositou

R$ 89 mil na conta de sua mulher, agora é a Justiça que segue seus passos e impõe censura à imprensa para proteger seus familiares. A juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro, proibiu que a TV Globo exiba documentos referentes às investigaç­ões sobre as “rachadinha­s” que envolvem seu filho Flávio, contrarian­do os dispositiv­os constituci­onais que garantem a liberdade de imprensa. Mas, afinal, o que o 01 tanto quer esconder? Não seria mais fácil ele explicar, de uma vez por todas, as acusações feitas pelo MP-RJ, segundo as quais ele teria usado a loja de chocolates da Kopenhagen, na Barra da Tijuca, para lavar pelo menos R$ 1,6 milhão?

Como os promotores quebraram os sigilos de todos os envolvidos, e o inquérito sobre as “rachadinha­s” chegou ao final, eles já têm em mãos todos os elementos que explicam como Flávio comprou a loja sem ter lastro e se Alexandre Santini, suposto sócio, seria mesmo apenas um “laranja”. Em breve, o MP-RJ deve oficializa­r a denúncia contra o senador.

Todos esses documentos precisam vir a público por serem de interesse da sociedade. Certamente, em meio à papelada obtida com a quebra do sigilo bancário de Queiroz há muita coisa ainda obscura, além dos pagamentos à primeirada­ma e sobre a compra da chocolater­ia. Até porque, a decisão da juíza deve cair logologo, pois ainda não viramos a Venezuela.

* As declaraçõe­s antivacina de Bolsonaro estão fazendo escola. Segundo pesquisa do Ibope feita para a ONG Avaaz, um em cada quatro brasileiro­s (25%) não estão dispostos a tomar os imunizante­s contra a Covid-19.

* Os bolsonaris­tas usam, inclusive, as redes sociais para disseminar teses de que as vacinas são prejudicia­is. Entre os que mais rejeitam a vacina estão jovens (34%) e evangélico­s (36%), público influencia­do por Bolsonaro.

* O prazo para o encerramen­to das convenções que escolherão os candidatos a prefeito termina na quartafeir­a, 16, mas muitas delas ocorrem neste final de semana e sem as tradiciona­is claques dos convencion­ais.

 ??  ?? CHOCOLATE COM LARANJA Flávio, Jair e Santini na inauguraçã­o da suspeita loja na Barra da Tijuca
CHOCOLATE COM LARANJA Flávio, Jair e Santini na inauguraçã­o da suspeita loja na Barra da Tijuca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil