ISTO É

Começou o jogo

-

Com a definição dos candidatos em todas as 5.568 cidades brasileira­s, começa o jogo preliminar da sucessão presidenci­al, que passa pelas eleições municipais. Quem sair vitorioso em 2020 vai se cacifar para 2022. E vencer em São Paulo, maior colégio eleitoral, é crucial.

Por isso, desenha-se uma disputa acirrada entre Doria e Bolsonaro. O governador aposta na reeleição de Bruno Covas para viabilizar seu nome para presidente. Formou uma aliança robusta com a participaç­ão do DEM de Rodrigo Maia e do MDB de Baleia Rossi. É a base do que Doria chama de união do centro democrátic­o para derrotar Bolsonaro em 2022. Assustado, o presidente, que está sem partido desde que deixou o PSL, passou a apostar em Celso Russomanno, do Republican­os, onde estão os filhos Carlos e Flávio.

No Rio de Janeiro, o embate entre Doria e Bolsonaro também pode se repetir. O presidente apoia o prefeito Marcelo Crivella, também do Republican­os, enquanto o governador de São Paulo decidiu apoiar Eduardo Paes (DEM), o líder nas pesquisas. O candidato do PSDB, Paulo Marinho, desistiu da disputa para se aliar ao ex-prefeito da Cidade Maravilhos­a.

Doria espera repetir a aliança do PSDB, MDB e DEM em 2022 e por isso deseja ampliar o poder de fogo em novembro. Hoje, os tucanos administra­m 30 das 96 cidades mais populosas, onde moram 50 milhões de pessoas. O MDB deseja manter as mais de 1.000 prefeitura­s que governa, enquanto o DEM conta com vitórias em importante­s capitais, como Salvador.

* Sem rumo, Lula também não foi. Ele gravou um vídeo protocolar, mas pouco entusiasmo. Ele tem dito aos aliados que preferia que o PT tivesse lançado Guilherme Boullos, do PSOL, que, aliás, está na frente do PT nas pesquisas.

* Nova aliada de Bolsonaro é abatida pela Justiçana na luta contra a corrupção no Rio. Cristiane Brasil foi presa na sexta-feira, 11, suspeita de receber propina. Ela é filha de Roberto Jefferson (PTB), da tropa de choque do presidente.

* Livro de Heloísa de Carvalho, filha de Olavo de Carvalho, contando a vida do “guru do presidente”, está trazendo à tona uma grande lavação de roupa suja em família. Ela detona o pai também na sua conta no Twitter.

 ??  ?? LARGADA Baleia Rossi, Doria e Maia se unem em São Paulo, com vistas a 2022
LARGADA Baleia Rossi, Doria e Maia se unem em São Paulo, com vistas a 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil