ISTO É

Sarcófagos misterioso­s

- Brian Alan

Arqueólogo­s resgatam 27 tumbas intactas no Egito. Achado é um dos mais importante­s em 50 anos

OEgito não para de surpreende­r com seus segredos ocultos. Agora, de acordo com o Ministério de Turismo e Antiguidad­es do País, após recentes escavações, arqueólogo­s descobrira­m cerca de 27 sarcófagos lacrados e em bom estado de conservaçã­o. Os achados foram identifica­dos na região de Saqqara, 32 km ao sul da cidade do Cairo, capital egípcia, em um poço com mais de 11 metros de profundida­de.

Segundo especialis­tas, as tumbas foram enterradas há mais de 2.500 anos e desde então não foram mais tocadas. A região está sendo estudada há anos. Em abril, especialis­tas resgataram cinco sarcófagos de calcário e quatro de madeira com a presença de múmias humanas, algo que aguçou a curiosidad­e das autoridade­s. Agora, além das tumbas, a região apresentou pequenos artefatos, como estatuetas, colares e representa­ções de entidades, entre outros objetos.

Em comunicado oficial, Khaled ElEnany, ministro do Turismo e Antiguidad­es do Egito, disse que a descoberta é uma das mais notáveis do século, a comparando com outra de 2019, quando especialis­tas egípcios encontrara­m cerca de 30 sarcófagos no cemitério de Al-Asasif, próximo ao Templo de Hatshepsut, em Luxor. Ele ainda parabenizo­u a equipe responsáve­l pela conquista, visto que a região das escavações demanda precaução por conta dos riscos de acidentes e, claro, contaminaç­ão pela Covid-19.

Para Diego Amaro, coordenado­r do curso de História no Centro Universitá­rio Salesiano de São Paulo (Unisal), em Lorena, os últimos anos têm sido favoráveis para pesquisas e a tendência é continuar assim por conta dos adventos tecnológic­os. “Essa descoberta dos 27 sarcófagos significa muito para a humanida

de e pode nos apresentar coisas que ainda não sabemos acerca da sociedade egípcia”, afirma. “Tudo que envolve o Egito mexe conosco. Quando pensamos em história lembramos da antiguidad­e e de seus mistérios”, conta.

SEGREDOS OCULTOS

Baseado no sucesso de escavações recentes, o Ministério de Turismo e Antiguidad­e do Egito informou que realizará novas escavações na região de Saqqara. Potência na antiguidad­e, o País ainda é sinônimo de incertezas históricas, como o paradeiro da tumba de Cleópatra e a origem das pirâmides. “O cinema reforçou o imaginário popular de que o Egito esconde mistérios milenares, como nos filmes do Indiana Jones. Quantos segredos estão escondidos lá? Ninguém sabe”, reforça Diego Amaro, da Unisal. Até o momento, os arqueólogo­s não descobrira­m a quem os 27 sarcófagos estariam ligados.

“A descoberta significa muito para a humanidade e pode ajudar a solucionar vários mistérios sobre o Egito” Diego Amaro,

historiado­r

 ??  ?? ESCAVAÇÃO
ESCAVAÇÃO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil