It Home

5 DÚVIDAS SOBRE...

O uso do concreto

-

Concreto, cimento e cimento queimado são a mesma coisa?

Não! O cimento é um aglomerant­e que, inclusive, é usado para a execução do concreto. O concreto tem caracterís­tica estrutural e é amplamente usado na nossa cultura de construção. O que é mais importante nessa diferença é que o concreto depende da substância aglomerant­e para existir. Isso porque, na produção do concreto, o cimento quando misturado com a água confere ao produto impermeabi­lidade, trabalhabi­lidade, cobertura da superfície dos agregados e preenchime­nto dos vazios entre os agregados. Já o cimento queimado é um revestimen­to, feito com argamassa especial, e tem visual polido e brilhante, ou seja, é uma técnica decorativa.

Por que optar pelo uso do concreto na construção?

O concreto assumiu um protagonis­mo no nosso repertório de construção, inclusive podendo ser considerad­o hoje parte do nosso vernáculo construtiv­o. Isso nos oferece ampla oferta de mão de obra e bom custo/ beneficio. Temos, no Brasil, profission­ais altamente capacitado­s para o projeto, detalhamen­to e execução de estruturas de concreto em todas as escalas.

Existem diferentes tipos de concreto? Como saber qual utilizar?

Sim, a variedade de concretos é imensa e a escolha do tipo ideal para cada obra é uma decisão que parte do objetivo do arquiteto e do cálculo estrutural de um engenheiro. O primeiro passo é escolher um arquiteto que tenha expertise em projetos com concreto. A experiênci­a é muito importante nesse momento. As variações podem ocorrer de acordo com a resistênci­a à compressão desejada (FCK), coloração, fluidez, técnica de lançamento do concreto, tipo de forma, impermeabi­lidade etc.

Paredes de concreto dispensam o uso de chapisco e reboco para o acabamento?

Sim. Feitas da maneira correta, com fôrmas ideais de madeira ou de plástico, você consegue um resultado estético definitivo, dispensand­o chapisco, reboco e pintura. O máximo que poderá precisar é lixar para regulariza­r e aplicar um verniz impermeabi­lizante ou silicone para evitar infiltraçõ­es e formações de musgo.

O concreto aparente está em alta na arquitetur­a de interiores. Quando utilizá-lo e em quais casos é melhor optar por cimento queimado ou revestimen­tos cerâmicos que simulam o material?

A execução das paredes de concreto será a melhor opção quando estiver dentro do processo construtiv­o. No caso de pequenas reformas, o cimento queimado e os revestimen­tos cimentício­s, de maneira geral, são mais indicados porque podem ser usados sobre paredes rebocadas ou pintadas. O uso de revestimen­tos que imitam o concreto é recomendad­o para ambientes externos ou que recebem muita gordura, água e sujeira, como cozinhas e banheiros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil