It Home

MIX AND MATCH

-

&RP PRWLYRV ÚRUDLV JHRPKWULFR­V H XPD SURIXVHR GH cores, as estampas presentes em papeis de parede, azulejos e até ladrilhos hidráulico­s preenchem os ambientes de vida e personalid­ade. Medo de exagerar na combinação de elementos? Arquitetos e designers de interiores dão dicas de como acertar na mistura e conseguir um efeito de impacto

Por Dan Brunini

BRASÍLIA COMO INSPIRAÇÃO

Primeira morada de dois rapazes recém-chegados do interior de São Paulo, este apartament­o precisava transmitir um ar masculino e despojado. Portanto, o living ganhou um grande painel de azulejos (Portobello), que oculta a entrada da área íntima. Inspirado nos desenhos dos pisos marroquino­s, o tapete é um kilim feito à mão (By Kamy). “A cidade de Brasília, apesar de não ter nenhum vínculo afetivo com os morados, serviu de referência tanto para a escolha do mobiliário brasileiro como do estilo brutalista do imóvel, reforçado pelas colunas e vigas descascada­s”, explica Fernanda Nasser, sócia de Luiza Amaral no escritório Concretize Interiores.

PALCO DE REFEIÇÕES E ENTRETENIM­ENTO

Ponto de encontro da família, a varanda deste apartament­o é um convite ao relaxament­o e descontraç­ão. Em frente ao cantinho de estar com sofá, a arquiteta Patrícia Cillo criou uma mesa de jantar acompanhad­a de cadeiras roxas e um banco que otimiza bem o espaço. Na parede, que se tornou a atração da decoração, um mix de ladrilhos hidráulico­s, desenhados por Catê Poli para a Ladrilar, uma faixa de espelho e o estofado com tecido da Donatelli. “Podemos abusar das estampas, mas é importante ter conexão entre elas, elegendo uma mesma tonalidade ou nuances que combinem entre si”, recomenda Patricia.

DINAMISMO PARA O LIVING

O reaproveit­amento de materiais é uma preocupaçã­o constante nos projetos da arquiteta Cris Paola, à frente do Studio Cris Paola. Na sala de estar deste apartament­o, o estrado de cama foi pintado de branco e deu forma à estante que organiza livros, objetos, vasos e obras de arte. Para valorizar o novo móvel, Cris aplicou na parede ao fundo um papel com elementos geométrico­s pretos e brancos (Loja Decor). “Os desenhos trazem movimento, personalid­ade e bom-humor para o espaço, combinando perfeitame­nte com o lifestyle moderno e descontraí­do do casal de moradores”, afirma a arquiteta.

ENTRADA BEM MARCADA

Seja para ousar, seja para criar um ponto de atenção, a arquiteta Karina Korn acredita que as estampas são sempre bem-vindas. Neste hall do elevador, ela optou por um motivo floral presente no papel de parede pintado à mão (Marsalle), que se repete no lavabo do apartament­o. “Ambientes de passagem, onde não ficamos muito tempo, carecem de um recurso mais inusitado, por isso pensei nas flores com um visual mais estilizado”, afirma Karina. Para complement­ar o espaço, ela propôs um aparador de madeira de demolição, apoio essencial de bolsas e chaves dos moradores.

CORES E DESENHOS EM SINCRONIA

Ao criar esta cozinha, atração da mostra Na Toca, em São Paulo, a arquiteta Ana Cecília Toscano e a designer de interiores Flávia Lauzana, da ACF Arquitetur­a, mesclaram passado e presente ao acrescenta­r toques de nostalgia no projeto totalmente atemporal. Enquanto uma das paredes tem azulejos desenhados um a um pelo Atelier Leopardi, a outra recebeu o papel de parede (Branco) com estampa assinada por Regina Strumpf. Em frente à bancada central, que acomoda os utensílios e funciona como mesa de refeições, a dupla brincou com uma marcenaria em tom mostarda. “Para misturar sem medo, a dica é eleger um elemento em comum entre a estampa e os demais itens. Também vale selecionar estampas com tamanhos notavelmen­te diferentes entre si”, orienta Ana Cecília.

FOLHAGENS SOB MEDIDA

Em busca de trazer um pouco da natureza para dentro do apartament­o, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, da Andrade Mello Arquitetur­a, revestiram um dos elementos de maior destaque da ala social. Voltada para a sala, a bancada de refeições rápidas recebeu um tecido com estampa de folhagens (Karsten), que trouxe um clima jovial e despojado para o projeto. “A estampa deve reunir elementos ou cores presentes no contexto da decoração. Aqui, o mesmo verde aparece na poltrona e nas almofadas do living”, detalha Renato. “Uma boa dica para não errar é concentrar os desenhos em pequenos itens, como tapetes, almofadas ou até numa parede menor”, completa.

AZULEJARIA COM VALOR DE ARTE

Quando encomendar­am a reforma desta casa ao arquiteto Leo Romano, os moradores, apaixonado­s por arte e música, queriam marcar o novo momento da vida, mais leve e alegre. “Eles tinham muita resistênci­a ao uso de cores fortes, mas conseguimo­s fugir dos cinzas e beges, dando um refresh em todos os ambientes, inclusive nesta copa integrada à cozinha”, explica Leo. Em contrapont­o aos móveis de madeira e concreto, caso da mesa de Alfio Lisi e da cadeira da Etel, Leo encomendou à artista Calu Fontes um painel de azulejos exclusivo que forra toda a parede. Destaque ainda para a luminária criada por Ingo Maurer, que imita o movimento de uma cobra e homenageia o roqueiro Alice Cooper.

ESTAMPA FLORAL EM REPETIÇÃO

Com ares bem românticos, este quarto da adolescent­e convida ao relaxament­o e aconchego. Para compor o conjunto, Camila Buciani e Renata Castilho, da RCB Arquitetur­a, repetiram o tecido floral (Entreposto) em parede, cortina, porta-travesseir­o e até na saia da cama. Para ter equilíbrio e não sobrecarre­gar a decoração, elas deixam o forro, a cabeceira de tapeçaria e o jogo de cama brancos, fazendo contrapont­o à estampa azul. “Para dar uma bossa e conversar com os tons sugeridos do material, optamos por criados-mudos na cor azul com um design mais clássico”, explica Camila.

ELEMENTO ESCULTURAL ÚNICO

Equipada com espaço de descanso e área gourmet, a varanda deste apartament­o é um dos lugares prediletos da família, que adora receber. Ao tocar a reforma, a arquiteta Isabella Nalon fez do pilar existente um elemento escultural, decorativo e único. Ele foi transforma­do no painel onde estão reunidos os azulejos pintados à mão pelo artista mineiro Alexandre Mancini, discípulo de Athos Bulcão. “Em busca de um visual harmônico, os móveis principais e objetos são brancos, deixando que o painel reine absoluto”, explica Isabella.

COZINHAR COM ALEGRIA E ESTILO

Ao repaginar a cozinha deste apartament­o, a ideia da designer de interiores Adriana Fontana foi trazer movimento para a parede de maior destaque, usando o formato dos revestimen­tos cerâmicos associados às estampas. “Como o ambiente é colorido e tem o tampo de pedra laranja, precisava de algo que fizesse a composição, sem brigar com a cor”, argumenta a profission­al. Assim, ela selecionou revestimen­tos hexagonais com base branca e desenhos mais marcados pretos e brancos (Portobello). “O segredo é sempre imaginar como será que o seu olho vai reagir à composição. Se o resultado estiver agredindo a sua visão, possivelme­nte tem algo errado na mistura”, ensina Adriana.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil