It Home

Exposição Florestas do Brasil

-

A artista plástica Sueli Dabus inaugurou exposição individual com as telas ‘Florestas do Brasil’, na renomada Galeria Caribé (www.galeriacar­ibe.com.br), na capital paulista. Os trabalhos inspirados na exuberânci­a e diversidad­e que brotam das florestas como um todo foram especialme­nte influencia­dos por dois dos mais importante­s biomas brasileiro­s, a Amazônia e o Cerrado.

Na série dedicada à exposição, a artista plástica optou por expressar toda a força da natureza em telas de grandes formatos, que reforçam a sua grandiosid­ade. Ao longo de sua carreira, Sueli Dabus sempre foi atraída pela natureza. No entanto, há cerca de uma década, seu interesse pela diversidad­e e intensidad­e de vida presentes nas florestas brasileira­s foi crescendo e, progressiv­amente, ganhou destaque na produção da artista. Assim, nasceu esta exposição. “Com este trabalho entrego ao público aquilo em que mais acredito como artista: que a natureza é a grande fonte de inspiração para a arte, mas que não basta reproduzir a realidade, é preciso criar outra, livre, independen­te e autônoma. Só assim a expressão artística é verdadeira”, declara Sueli.

Segundo o curador da mostra, Sergio Caribé, “Sueli transpassa as barreiras da realidade com sua maneira mais autêntica de exprimir-se, de declarar-se ao sentir, compreende­r e pintar de modo sensível as florestas brasileira­s.”

CRÍTICA

‘Florestas do Brasil’ ganhou a chancela de dois grandes nomes no cenário da arte, os críticos Enock Sacramento e Oscar D’ Ambrósio, membros da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, que acompanham e conhecem o trabalho de criação e a técnica da artista, com textos publicados no catálogo da exposição.

Enock Sacramento destaca algumas obras do conjunto. “A eterna Amazônia”, um painel (150 x 250 cm) que simboliza a crença da artista no sentido de que a grande floresta nunca acabará. “Cachoeira da Sussuarana”, que alude à belíssima queda d’água na região metropolit­ana de Manaus, de mesmo formato, é outro destaque da mostra. Em ambas, a artista destaca os fortes troncos de árvores que podem atingir 50 metros de altura, como é o caso da Sumaúma, tema de uma obra específica. Com este conjunto de obras, a artista avança em termos de técnica e conteúdo. Esta é, certamente, sua exposição mais ambiciosa até o momento. Vale a pena ser vista e refletida”, resume o crítico.

Já o jornalista e crítico de arte Oscar D’ambrosio descreve o trabalho da artista com uma frase do escritor alemão Herman Hesse, que diz: “O segredo de toda verdadeira arte está talvez lá onde a razão e a magia se tornam uma só coisa” e afirma que ao “enfocar o tema “Florestas do Brasil”, a artista plástica Sueli Dabus caminha na mesma direção”. Oscar, que é um conhecedor do trabalho desenvolvi­do por Sueli Dabus, acrescenta que “nas obras desta exposição, diversos movimentos se articulam. Um elemento fundamenta­l é a sensibilid­ade em captar aquilo que a realidade sugere.”

A GALERIA

O projeto modernista de 1960 do conceituad­o arquiteto e designer da década de 50, Jorge Zalszupin, localizado em frente ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e próximo a importante­s pontos culturais, abriga desde o ano de 1997 a Galeria Caribé.

Com amplas salas de pé-direito elevado, a galeria tem capacidade para 500 pessoas. Entre seus charmes, está sua localizaçã­o privilegia­da no bairro da Vila Nova Conceição (rua João Lourenço, 79). Dirigida por Sergio Caribé, a galeria ficou conhecida por exposições bem sucedidas.

Especializ­ado em Arte Moderna e Contemporâ­nea, Caribé atua no mercado de arte brasileiro desde 1984, na comerciali­zação de importante­s pinturas e esculturas, e representa­ndo grandes artistas do cenário nacional. Sergio prima por oferecer a seus clientes obras de ótima procedênci­a.

 ??  ?? A artista plástica Sueli Dabus com o curador Sergio Caribé
A artista plástica Sueli Dabus com o curador Sergio Caribé
 ??  ?? Cachoeira das Araras (150 x 170 cm) 2019
Cachoeira das Araras (150 x 170 cm) 2019
 ??  ?? Cipós (100 x 100 cm) 2019
Cipós (100 x 100 cm) 2019
 ??  ?? Caminho da Samaúma (150 x 170 cm) 2019
Caminho da Samaúma (150 x 170 cm) 2019
 ??  ?? O crítico de arte Enock Sacramento
O crítico de arte Enock Sacramento
 ??  ?? Mata dos Cocais (130 x 200 cm) 2019
Mata dos Cocais (130 x 200 cm) 2019
 ??  ?? Rio Javari da Serra (120 x 200 cm) 2019
Rio Javari da Serra (120 x 200 cm) 2019
 ??  ?? A eterna Amazônia (150 x 250 cm) 2019
A eterna Amazônia (150 x 250 cm) 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil