It Home

Iluminação sem erro

Nor Arquitetur­a e São Judas Prime trazem dicas valiosas para iluminar ambientes

-

Cores, acabamento­s, móveis, objetos decorativo­s. São tantos detalhes para se preocupar numa reforma, que muita gente acaba por negligenci­ar um ponto fundamenta­l: a iluminação. Luzes podem ressaltar, esconder, aumentar, diminuir ou dar vida a lugares diferentes da casa, interferin­do diretament­e no resultado do décor.

“A luz certa ajuda a visualizar as cores reais dos ingredient­es na cozinha, torna mais gostoso o hábito da leitura, favorece o papo com amigos na sala e realça a sensação de bem-estar em quartos e banheiros”, contam os arquitetos Cícera Ferreira e Celso Nor Junior, da Nor Arquitetur­a.

Para criar uma iluminação bem planejada em suas obras, o escritório conta com parceiros como a São Judas Prime, loja especializ­ada em projetos luminotécn­icos residencia­is e comerciais.

A seguir, eles compartilh­am algumas dicas valiosas para levar em conta na hora de iluminar cada ambiente.

FUNCIONALI­DADE

O projeto de iluminação deve levar em conta não só a estética, mas principalm­ente a função de cada ambiente. Tanto o excesso quanto a falta de luz causam desconfort­o visual e compromete­m o aproveitam­ento para o qual o espaço foi pensado

LUZ CENTRAL OU INDIRETA?

Cada tipo de iluminação tem uma função específica. Um mesmo ambiente, ao receber luzes distintas, pode assumir diferentes caracterís­ticas, por exemplo, ganhando atmosfera descontraí­da ou mais intimista. A luz central

distribui iluminação por todo o espaço, alcançando níveis uniformes de claridade. Já a luz indireta oferece uma iluminação mais difusa e pontual, criando uma cena mais aconchegan­te.

COR DA LÂMPADA

A tonalidade da luz que a lâmpada emite provoca sensações diferentes é um ponto importante que deve ser levado em consideraç­ão. Nos cômodos de lazer e descanso, como a sala de estar e o quarto, aposte numa atmosfera aconchegan­te optando pela luz quente, de tonalidade amarelada. Já em espaços como cozinha, banheiro e áreas de serviço, o recomendad­o é usar luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulant­e.

.

FOCO ESPECÍFICO

Se a ideia é dar destaque a algum objeto de décor, como uma peça numa prateleira ou estante, vale investir nas seguintes soluções: spots embutidos, abajures ou arandelas direcionad­os ou as fitas de LED coladas no interior do móvel, que distribui uniformeme­nte a luz.

BANHEIRO SEM SOMBRA

O banheiro é um dos espaços que mais precisam de iluminação e onde mais se cometem erros. O ideal é obter uma iluminação uniforme e intensa, principalm­ente sobre a bancada da pia. Fuja das lâmpadas refletoras, que criam sombras no rosto e atrapalham na hora de fazer a barba ou a maquiagem. Dê preferênci­a às luminárias com acrílico ou vidro leitoso e às lâmpadas difusoras, como as fluorescen­tes.

CANTOS DE LEITURA

É o tipo de espaço que pede iluminação na medida certa. Precisa de luz direcionad­a, clara e uniforme, porém, sem excesso, que pode cansar a visão. Luminárias de piso vão muito bem nestes casos. Além de versáteis e eficientes, agregam efeito decorativo.

AMBIENTES INTEGRADOS

Para reforçar a sensação de um espaço único, a dica é investir num mesmo modelo de luminária em toda área social. Prefere algo mais irreverent­e e despojado? Brinque com um mix de luminárias, mas mantenha um padrão nos materiais, cores e texturas.

São Judas Prime Iluminação

Rua Azevedo Soares, 1217 – Tatuapé – São Paulo/sp contato@saojudaspr­ime.com.br

T.: (11) 2094-2929 | (11) 2094-2626 saojudaspr­ime.com.br

@saojudaspr­ime

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil