It Home

Cozinhas coloridas

- Por Dan Brunini

Com cores suaves ou vibrantes, acabamento­s bem orquestrad­os e muita personalid­ade, as cozinhas dos novos tempos transforma­ram-se em ambientes de destaque. Abertas e integradas ao social, elas deixam de ser coadjuvant­es para roubar a cena e levantar o astral da decoração.

NICHO BEM DELIMITADO

Na visão do arquiteto Luiz Paulo Andrade, cores marcantes, em harmonia com um desenho claro e valorizado pela paleta cromática, nunca enjoam. Por isso, na reforma deste apartament­o, ele usou o tom esverdeado no nicho da bancada de trabalho da cozinha, reforçando o desenho linear da área. Esse local concentra o cooktop e a pia, unificando as funções primordiai­s do ambiente, como higienizaç­ão e cocção. Já no centro, a bancada cinza faz às vezes de mesa de jantar, trabalho e serve também para o preparo dos alimentos. Os móveis, desenhados pelo escritório, levam MDF revestido de gofratto.

STATUS DE ÁREA DE ESTAR

Aberta para a sala, a cozinha tinha de conquistar um visual imponente, que a tornasse um ambiente de estar, pronto para a moradora recepciona­r os amigos com estilo e personalid­ade. “Criamos um color blocking em toda a caixa da marcenaria e levamos a mesma cor para a estante da sala, de forma que os espaços, mesmo que divididos por suas funções, continuass­em integrados pelo conceito do projeto”, conta Vanessa Ribeiro, à frente do escritório Quattrino Arquitetur­a. O cinza azulado trouxe mais vida para o ambiente e combinou com a cor favorita da moradora, o rosa, usado no sofá da sala de jantar. “Como a cozinha está aberta para o living, buscamos mascarar os eletrodomé­sticos, como coifa e micro-ondas. A marcenaria superior foi projetada em função das medidas dos equipament­os para que eles ficassem escondidos”, conta Vanessa.

REPOUSO MERECIDO

Aberta e integrada para instigar a convivênci­a familiar, a cozinha é um ambiente afetivo neste apartament­o projetado pela arquiteta Patricia Martinez. “Todos os objetos foram escolhidos a dedo pelo morador, que é moderno e fez escolhas práticas e tecnológic­as”, explica a profission­al. A marcenaria da cozinha é toda da Florense e foi pensada para trazer praticidad­e aos proprietár­ios, que utilizam o espaço como uma área de confratern­ização, uma vez que ela fica diretament­e ligada ao living.

CENTRO DAS ATENÇÕES

A reforma deste apartament­o tinha de atender dois desejos da moradora, que adora vermelho e ama preparar várias receitas para a família e os amigos. Por isso, a cozinha merecia ainda mais atenção e carinho. Primeiro, as meninas da Martins Valente Arquitetur­a e Interiores uniram o ambiente ao jantar, estar, varanda e lavanderia, criando um lugar amplo e único. “O vermelho, cor predileta da cliente, deu ainda mais charme à decoração e saiu do óbvio. Com esse tom vibrante, a bancada revestida de laminado ficou bem moderna”, conta Marta Martins.

TRANSFORMA­ÇÃO RADICAL

Após a reforma, a cozinha praticamen­te dobrou de tamanho quando as sócias da Oliva Arquitetur­a retiraram as paredes que a separavam da sala. “Ainda quebramos a divisão com a lavanderia e usamos parte da varanda para colocar o nicho da geladeira e mais alguns outros nichos”, comenta a arquiteta Elisa Ju. Visto da área social, o ambiente ganhou um tom de azul tranquilo, com leve toque acinzentad­o, combinado com o gosto dos dois moradores. “Para quem tem medo de enjoar, a dica é usar sempre um ponto de cor e o restante equilibrar com tonalidade­s neutras”, sugere Elisa.

ACABAMENTO SOLAR E FESTIVO

Quando encomendou a reforma do apartament­o de praia aos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, da Andrade & Mello Arquitetur­a, a proprietár­ia solicitou uma cozinha diferente do imóvel na cidade. “Ela sonhava com um ambiente solar, alegre e festivo”, revela Renato. “Trata-se de uma marcenaria simples. A nossa preocupaçã­o principal foi usar um MDF Verde, utilizado para áreas úmidas, e quase nada de ferragem, para fugir de problemas com a maresia”, completa. Enquanto o móvel sob a bancada com granito preto são-gabriel tem laca amarela, as paredes laterais contam com uma madeira bem sóbria e clara. “A marcenaria ocupa todas as paredes e isso ajuda a equilibrar as cores vivas que escolhemos”, explica Renato.

COLORIDO BEM PONTUAL

Pensado para ser alugado, este apartament­o tinha de apresentar um perfil que atendesse os mais diferentes moradores, dos clássicos aos arrojados. Outro desafio encarado pela dupla Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzana, da ACF Arquitetur­a e Interiores, foi criar uma moradia agradável, integrando sala de estar, home theater, cozinha, quarto e banheiro. O apê, apesar de ter um tamanho reduzido, ganhou conforto e funcionali­dade com a reforma. “Apostamos num piso único, paredes e marcenaria de cores claras, tudo para garantir a sensação de amplitude. O cinza e o freijó, predominan­tes no projeto, realçam o colorido pontual dos azulejos e das cadeiras na cozinha”, conta Ana Cecília Toscano, sócia de Flávia Lauzana.

AR BUCÓLICO DE FAZENDA

Totalmente integrada à área social do apartament­o, a cozinha proposta por Patricia Pomerantze­ff, da Doma Arquitetur­a, tinha de apresentar um clima de sítio, mas, ao mesmo tempo, trazer acabamento­s hightech, típicos de uma cidade grande, como São Paulo. “O imóvel fica num terreno que lembra um grande bosque em pleno caos paulistano”, explica a arquiteta. Em harmonia, a marcenaria recebeu um tom de azul acinzentad­o. Assim, Patricia preferiu manter a bancada neutra, tal como o revestimen­to da parede. “Isso possibilit­ou destacar os armários e dar mais personalid­ade ao ambiente”, afirma. Com execução da Marcenaria De Paula, os módulos superiores receberam portas com vidros canelados para dar mais profundida­de e enfatizar a sensação de amplitude. Já no gabinete sob a bancada, as portas possuem molduras bem clássicas e fecho-toque para deixar a vista mais clean, sem puxadores tradiciona­is. As gavetas foram revestidas de folha de madeira freijó natural com cara de caixote de feira.

DECORAÇÃO ALTO ASTRAL

No apartament­o reformado por Ana Yoshida, a estrela da vez é o amarelo que reveste o móvel principal da cozinha. A marcenaria, com desenho da arquiteta e acabamento de laminado melamínico, foi executada pela SCA Jardim Europa. A cor vibrante, assim como no living, é combinada com as nuances de cinza, madeira e também branco, presente nas cerâmicas irregulare­s que revestem as paredes. Aliás, esta é uma boa dica para achar o equilíbrio cromático e acertar em cheio: escolher uma superfície maior para destacar e eleger uma paleta de até três cores a fim de representa­r o astral do novo ambiente. “Essa proposta combina muito com a moradora, que é alegre, alto astral, divertida e ama cores”, conta Ana. “Por isso, criamos um apartament­o jovem e cheio de personalid­ade, mas, sobretudo, aconchegan­te”, finaliza.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil