In­fo BR

Jornal Brasil Peças - - Nesta Edição -

Se­tor au­to­mo­ti­vo fe­chou mais de 200 mil va­gas em dois anos

Des­de 2014, qu­an­do co­me­çou a atu­al cri­se econô­mi­ca, já hou­ve fe­cha­men­to de 31 mil va­gas nas mon­ta­do­ras, on­de nor­mal­men­te os em­pre­gos são con­si­de­ra­dos de me­lhor qua­li­da­de. Nas au­to­pe­ças, a re­du­ção foi ain­da mai­or, fo­ram de­mi­ti­dos mais de 50 mil tra­ba­lha­do­res e mais de 124 mil nas con­ces­si­o­ná­ri­as, nu­ma con­ta que su­pe­ra 200 mil cor­tes.

Os nú­me­ros vão se­guir em al­ta, pois ain­da há ajus­tes a se­rem fei­tos em al­gu­mas fá­bri­cas, co­mo as de Tau­ba­té (SP) e São Jo­sé dos Pi­nhais (PR), on­de a Volkswa­gen de­ve se­guir o mes­mo pro­ce­di­men­to re­a­li­za­do na uni­da­de do ABC pau­lis­ta, com aber­tu­ra de pro­gra­ma de de­mis­são vo­lun­tá­ria (PDV), que atraiu pe­lo me­nos 1,2 mil fun­ci­o­ná­ri­os.

Na Mer­ce­des-Benz em São Ber­nar­do do Cam­po (SP), 1.047 tra­ba­lha­do­res se ins­cre­ve­ram em um PDV nas du­as úl­ti­mas se­ma­nas, após a mon­ta­do­ra ofe­re­cer R$ 100 mil co­mo in­cen­ti­vo, além dos di­rei­tos da res­ci­são. Ape­sar dis­so, a em­pre­sa não ob­te­ve as 1,4 mil ade­sões que es­pe­ra­va e, por is­so, de­mi­tiu mais 370 fun­ci­o­ná­ri­os.

Al­guns tra­ba­lha­do­res ade­ri­ram ao pro­gra­ma por não ve­rem mais o fu­tu­ro que es­pe­ra­vam no se­tor, até pou­co tem­po mui­to co­bi­ça­do.

No fim de 2013, as mon­ta­do­ras do País em­pre­ga­vam 157 mil tra­ba­lha­do­res, nú­me­ro que, em agos­to, era de 126 mil. Des­se to­tal, 2,5 mil es­tão em lay-off (com con­tra­tos sus­pen­sos por cin­co me­ses) e 19,8 mil no Pro­gra­ma de Pro­te­ção ao Em­pre­go (PPE), que re­duz jor­na­da e sa­lá­ri­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.