Mun­do

Jornal Brasil Peças - - Nesta Edição -

Bra­sil bus­ca acor­do au­to­mo­ti­vo com o Pa­ra­guai ain­da es­te ano

Equi­pes téc­ni­cas de Bra­sil e Pa­ra­guai man­têm con­ver­sas avan­ça­das com o in­tui­to de fe­char ain­da em 2016 um acor­do co­mer­ci­al bi­la­te­ral pa­ra o se­tor au­to­mo­ti­vo. No dia 20 de ou­tu­bro, os ti­tu­la­res dos mi­nis­té­ri­os da área in­dus­tri­al dos dois paí­ses fir­ma­ram com­pro­mis­so pa­ra con­cluir as ne­go­ci­a­ções até o fim do ano, se­gun­do no­ta pu­bli­ca­da no si­te do Mdic, Mi­nis­té­rio da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços.

O Pa­ra­guai é o úni­co país fun­da­dor do Mer­co­sul com o qual o Bra­sil não pos­sui acor­do au­to­mo­ti­vo — o in­ter­câm­bio co­mer­ci­al com Uru­guai e Ar­gen­ti­na es­tá es­ta­be­le­ci­do há anos. Em­bo­ra não te­nha mui­ta tra­di­ção au­to­mo­ti­va, o país vi­zi­nho co­me­çou a pro­du­zir au­to­mó­veis em mar­ço deste ano, com a inau­gu­ra­ção da fá­bri­ca do Gru­po Reim­pex que pro­duz o J2, mo­de­lo com­pac­to da Jac.

No to­tal, o Pa­ra­guai pro­du­ziu 835 veí­cu­los de ja­nei­ro a ju­lho, se­gun­do o mi­nis­té­rio da in­dús­tria pa­ra­guaio. Des­tes, 617 fo­ram ca­mi­nhões, no­ve pi­ca­pes com mo­tor di­e­sel e 209 au­to­mó­veis. O vo­lu­me su­pe­rou em 30% o re­sul­ta­do de igual pe­río­do de 2015.

No pri­mei­ro se­mes­tre a cor­ren­te de co­mér­cio Bra­sil-Pa­ra­guai al­can­çou US$ 1,5 bi­lhão, so­ma­dos to­dos os se­to­res. O va­lor é 11% in­fe­ri­or ao de igual pe­río­do do ano pas­sa­do e o Pa­ra­guai é so­men­te o 24° mai­or des­ti­no de to­dos os pro­du­tos bra­si­lei­ros.

“O for­ta­le­ci­men­to da re­la­ção com o Pa­ra­guai, bem co­mo com to­dos os paí­ses do Mer­co­sul, mos­tra que a re­gião vi­ve um no­vo mo­men­to e que é pre­ci­so apro­vei­tar to­das as opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os”, dis­se Mar­cos Pe­rei­ra, mi­nis­tro da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços.

Fe­char um acor­do com o Pa­ra­guai tam­bém é im­por­tan­te pa­ra avan­çar nas ne­go­ci­a­ções en­tre Mer­co­sul e União Eu­ro­peia, de acor­do com o Mdic. O mi­nis­tro es­pe­ra avan­ços sig­ni­fi­ca­ti­vos no pró­xi­mo en­con­tro do Co­mi­tê de Ne­go­ci­a­ções Bir­re­gi­o­nais, agen­da­do pa­ra ou­tu­bro, em Bru­xe­las, na Bél­gi­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.