An­fa­vea pro­je­ta cres­ci­men­to de um dí­gi­to na pro­du­ção em 2017

Jornal Brasil Peças - - Primeira Página -

Du­ran­te o Fó­rum Sa­lão do Au­to­mó­vel 2016, em São Pau­lo, o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Fa­bri­can­tes de Veí­cu­los Au­to­mo­to­res (An­fa­vea), An­to­nio Me­ga­le, tra­çou um ce­ná­rio oti­mis­ta pa­ra a in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca bra­si­lei­ra no pró­xi­mo ano, em­bo­ra o se­tor de­va ter­mi­nar es­te ano com uma que­da de 19% na pro­du­ção de veí­cu­los, em com­pa­ra­ção a 2015. Se­gun­do Me­ga­le, a An­fa­vea pro­je­ta cres­ci­men­to de pe­lo me­nos um dí­gi­to. “Ain­da não temos os nú­me­ros fe­cha­dos, mas acre­di­ta­mos que se­rá um bom cres­ci­men­to, da­da a cri­se pe­la qu­al o país passa e que acre­di­ta­mos es­tar che­gan­do ao fim, pe­lo me­nos pa­ra o se­tor”, afir­mou.

Quan­do se tra­ta do seg­men­to de veí­cu­los pe­sa­dos, co­mo o de má­qui­nas agrí­co­las, Me­ga­le é ain­da mais oti­mis­ta, em vir­tu­de da pro­je­ção do cres­ci­men­to da sa­fra agrí­co­la bra­si­lei­ra em 2017, que de­ve­rá ul­tra­pas­sar 200 mi­lhões de to­ne­la­das de grãos. “Ob­vi­a­men­te is­so re­quer a aqui­si­ção de no­vas má­qui­nas pa­ra o se­tor, o que nos dei­xa com uma ex­pec­ta­ti­va po­si­ti­va”, des­ta­cou o pre­si­den­te da An­fa­vea.

Co­mo o Fó­rum tra­tou das pers­pec­ti­vas da in­dús­tria au­to­mo­ti­va pa­ra as pró­xi­mas dé­ca­das, o pre­si­den­te da An­fa­vea fez ques­tão de afir­mar que o au­to­mó­vel ain­da te­rá um lon­go fu­tu­ro, no Bra­sil e no mun­do. A afir­ma­ção foi fei­ta em meio a pre­vi­sões pes­si­mis­tas quan­to ao con­su­mo de car­ros pe­las no­vas ge­ra­ções, da­da a ten­dên­cia ve­ri­fi­ca­da em de­ter­mi­na­das pes­qui­sas no que se re­fe­re à fal­ta de in­te­res­se dos jo­vens, que pre­fe­rem dis­por de ou­tros mei­os de trans­por­tes pa­ra a pró­pria lo­co­mo­ção. “A Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal de Cons­tru­to­res de Au­to­mó­veis (OICA) di­vul­gou da­dos de uma pes­qui­sa in­di­can­do que 67% dos en­tre­vis­ta­dos en­ten­dem que o pri­mei­ro car­ro é uma das prin­ci­pais con­quis­tas da vi­da”, res­sal­tou Me­ga­le.

Ain­da de acor­do com Me­ga­le, a in­dús­tria não po­de dei­xar de es­tar vol­ta­da pa­ra as no­vas so­lu­ções em mo­bi­li­da­de, co­mo a in­te­gra­ção de no­vos mo­dais no trans­por­te de pas­sa­gei­ros, o com­par­ti­lha­men­to de veí­cu­los e os fu­tu­ros au­to­mó­veis autô­no­mos, por exem­plo. “Mas o au­to­mó­vel vai con­ti­nu­ar a fa­zer par­te da fa­mí­lia, pa­ra as vi­a­gens aos fi­nais de se­ma­na e pa­ra aque­les que gos­tam de di­ri­gir seu pró­prio car­ro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.