Bos­ch com­ple­ta 130 anos

Jornal Brasil Peças - - Autopeças Br -

No mês de no­vem­bro, a Bos­ch ce­le­brou os 130 anos de sua fun­da­ção. Uma tra­je­tó­ria que co­me­çou com a “Ofi­ci­na de Me­câ­ni­ca Fi­na e Ele­tro­téc­ni­ca”, em Stutt­gart, na Ale­ma­nha com ape­nas du­as pes­so­as e mui­tos de­sa­fi­os até se tor­nar um dos dez mai­o­res em­pre­en­di­men­tos ale­mães, ope­ran­do em mais de 150 paí­ses. Com uma his­tó­ria de su­ces­so in­ter­na­ci­o­nal, ho­je o Gru­po Bos­ch em­pre­ga 375 mil co­la­bo­ra­do­res no mun­do e ge­ra ven­das em tor­no de 70 bi­lhões de eu­ros em 2015.

Ro­bert Bos­ch ini­ci­ou os ne­gó­ci­os no dia 15 de no­vem­bro de 1886, cons­truin­do o ali­cer­ce da­qui­lo que, já na­que­la épo­ca, se tor­na­ria uma em­pre­sa lí­der no for­ne­ci­men­to mun­di­al de tec­no­lo­gia e ser­vi­ços. Des­de o iní­cio, a his­tó­ria do Gru­po Bos­ch se ca­rac­te­ri­za pe­lo im­pul­so oti­mis­ta e di­na­mis­mo de seu fun­da­dor, que pre­ci­sou su­pe­rar al­guns en­tra­ves fi­nan­cei­ros e co­mer­ci­ais pa­ra cri­ar opor­tu­ni­da­des e con­so­li­dar a em­pre­sa.

Ino­va­ção im­pul­si­o­na al­can­ce glo­bal

O ano de 1897 é o mar­co da his­tó­ria da Bos­ch, por ter si­do o iní­cio da ex­pan­são da em­pre­sa glo­bal­men­te. Con­tu­do, des­de 1887 a com­pa­nhia já pro­du­zia sua pri­mei­ra in­ven­ção - o mag­ne­to de ig­ni­ção de bai­xa ten­são - pa­ra apli­ca­ção em má­qui­nas es­ta­ci­o­ná­ri­as com o ob­je­ti­vo de ge­rar ele­tri­ci­da­de em edi­fí­ci­os. Dez anos de­pois, o pro­du­to foi uti­li­za­do em mo­to­res vei­cu­la­res e, em 1902, foi sucedido pe­lo sis­te­ma de ig­ni­ção com mag­ne­to de al­ta ten­são da Bos­ch, sen­do a ino­va­ção de­ci­si­va pa­ra le­var a em­pre­sa ao ní­vel de for­ne­ce­dor de su­ces­so e uma lí­der na área au­to­mo­ti­va. Com o au­to­mó­vel des­fru­tan­do de um su­ces­so sem igual de­pois de 1900, a Bos­ch tam­bém se tor­nou uma em­pre­sa glo­bal. Nos pri­mei­ros cin­co anos, fo­ram ven­di­dos 50 mil sis­te­mas de ig­ni­ção. Em 1912, as ven­das atin­gi­ram dois mi­lhões de uni­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.