Com Trump, mon­ta­do­ras es­pe­ram ali­vio nas re­gras de efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca

Jornal Brasil Peças - - Automec -

Os con­cei­tos de Do­nald Trump, pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, se­guem im­pul­si­o­nan­do as ex­pec­ta­ti­vas da in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca por lá. Após a de­sis­tên­cia da ame­ri­ca­na Ford de cons­truir uma fá­bri­ca no Mé­xi­co, o no­vo pas­so foi o pe­di­do de exe­cu­ti­vos de 18 mon­ta­do­ras pe­la re­vi­são do cro­no­gra­ma de ade­qua­ção dos veí­cu­los a no­vas nor­mas de efi­ci­ên­cia de con­su­mo de com­bus­tí­veis. Du­ran­te o go­ver­no de Ba­rack Oba­ma, foi to­ma­da a de­ci­são de que o pra­zo de adap­ta­ção iria até 2025. Em car­ta en­de­re­ça­da a Trump, os exe­cu­ti­vos ale­gam que, ca­so o cro­no­gra­ma se­ja man­ti­do, os cus­tos se­rão ele­va­dos e que cen­te­nas de mi­lha­res de em­pre­gos es­ta­rão em ris­co.

Em 2011, Oba­ma anun­ci­ou um acor­do com as mon­ta­do­ras pa­ra ele­var o pa­drão de efi­ci­ên­cia dos mo­to­res. Pe­los no­vos pa­râ­me­tros, os car­ros de­ve­ri­am per­cor­rer 54,5 mi­lhas por ga­lão de com­bus­tí­vel — ou 23 quilô­me­tros por li­tro. Is­so re­sul­ta­ria em uma eco­no­mia de US$ 1,7 tri­lhão aos con­su­mi­do­res du­ran­te o tem­po de vi­da úl­til dos veí­cu­los. Na épo­ca, as mon­ta­do­ras apre­sen­ta­ram ou­tra con­ta: o cus­to da me­lho­ra no pa­drão de con­su­mo de com­bus­tí­vel im­pli­ca­ria um cus­to de US$ 200 bi­lhões em 13 anos, pra­zo pa­ra que elas se ade­quas­sem às no­vas re­gras.

Em car­ta en­vi­a­da a Trump se­ma­na pas­sa­da e ob­ti­da pe­la agên­cia de no­tí­ci­as Reu­ters, os exe­cu­ti­vos de 18 mon­ta­do­ras pe­dem que a de­ci­são se­ja re­vis­ta. En­tre as em­pre­sas que as­si­nam a car­ta es­tão GM, Ford, Fi­at Chrys­ler e ou­tras que têm uni­da­des nos Es­ta­dos Uni­dos, co­mo a ja­po­ne­sa Toyo­ta e a ale­mã Volkswa­gen.

Re­cen­te­men­te, a Volks pro­ta­go­ni­zou um es­cân­da­lo en­vol­ven­do frau­des em tes­tes de emis­sões de po­lu­en­tes. Veí­cu­los da fa­bri­can­te eram equi­pa­dos com um soft­ware ca­paz de de­tec­tar quan­do os car­ros es­ta­vam sen­do sub­me­ti­dos a tes­tes, de mo­do que du­ran­te o exa­me o ní­vel de po­lu­en­tes emi­ti­dos fi­ca­va den­tro do pre­vis­to na le­gis­la­ção.

Di­vul­ga­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.