Rio de Ja­nei­ro li­de­ra ran­king de en­gar­ra­fa­men­to no Bra­sil

Ci­da­des bra­si­lei­ras so­frem com trân­si­to: Rio de Ja­nei­ro é cam­peão em en­gar­ra­fa­men­to e São Pau­lo é “sur­pre­sa” po­si­ti­va.

Jornal Brasil Peças - - Info BR -

Quem uti­li­za um car­ro ou trans­por­te pú­bli­co ro­do­viá­rio di­a­ri­a­men­te, tem a ní­ti­da sen­sa­ção de que o trân­si­to es­tá ca­da dia pi­or. E quem tem es­sa im­pres­são es­tá cer­to. Ao me­nos, é o que in­di­ca a pes­qui­sa anu­al re­a­li­za­da pe­la Tom­Tom GPS e Na­ve­ga­ção. Os nú­me­ros apre­sen­ta­dos no re­sul­ta­do do es­tu­do, con­fir­mam a pi­o­ra gra­da­ti­va das con­di­ções de trá­fe­go. No Bra­sil, oi­to ca­pi­tais fo­ram ci­ta­das en­tre as mais en­gar­ra­fa­das.

A Tom­Tom Traf­fic In­dex 2017, trou­xe da­dos de trá­fe­go e ran­que­ou as ci­da­des em que o trân­si­to acar­re­ta em mai­or per­da de tem­po pa­ra o mo­to­ris­ta e/ou pas­sa­gei­ro. O cál­cu­lo foi fei­to ba­se­a­do no tem­po mé­dio ex­tra gas­to em ca­da tra­je­to to­da vez que en­tram em um au­to­mó­vel.

O que cha­mou atenção foi a pre­sen­ça de di­ver­sas ca­pi­tais bra­si­lei­ras en­tre os pi­o­res trá­fe­gos no mun­do. O Rio de Ja­nei­ro, que foi o 4º pi­or na edi­ção an­te­ri­or da pes­qui­sa, te­ve uma le­ve me­lho­ra em sua po­si­ção e caiu pa­ra a 8ª co­lo­ca­ção no ran­king glo­bal, mas con­ti­nua li­de­ran­do no Bra­sil com so­bras.

Ran­king das ci­da­des mais con­ges­ti­o­na­das do mun­do em 2016

(Con­ges­ti­o­na­men­to diá­rio – tem­po ex­tra de vi­a­gem – po­pu­la­ção su­pe­ri­or a 800,000):

No mun­do, o ran­king aponta um au­men­to de 23% nos en­gar­ra­fa­men­tos des­de 2008. Na Amé­ri­ca do Sul, o cres­ci­men­to foi de 7% no pe­río­do. Com o au­men­to no trá­fe­go, cha­ma a atenção um ran­king fei­to so­men­te com ci­da­des Sul-Ame­ri­ca­nas on­de há oi­to ca­pi­tais bra­si­lei­ras en­tre as 10 com pi­or trân­si­to.

São Pau­lo é sur­pre­sa

Ao con­trá­rio do que mui­tos po­dem ima­gi­nar, São Pau­lo não li­de­ra o ran­king na­ci­o­nal de en­gar­ra­fa­men­tos e ocu­pa a “mo­des­ta” 5ª co­lo­ca­ção. No Rio de Ja­nei­ro, lí­der en­tre as ci­da­des bra­si­lei­ras, o tem­po mé­dio per­di­do por dia no trân­si­to, re­pre­sen­ta 47%. Is­so sig­ni­fi­ca di­zer que a ca­da tra­je­to que se­ria de uma ho­ra, se gas­ta 28 mi­nu­tos e 12 se­gun­dos a mais. Em Bra­sí­lia, úl­ti­ma ca­pi­tal en­tre as ci­ta­das na pes­qui­sa, o mes­mo tra­je­to te­ria um acrés­ci­mo de 12 mi­nu­tos, ape­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.