Jornal da Cidade

Ambiente de trabalho tóxico afeta a saúde mental. Saiba dicas de como evitar

- Felipe Colombini * * Psicólogo

Éfato que todo trabalho têm algum nível de estresse. No entanto, quando acarreta cansaço, sentimento­s depressivo­s, insônia, problemas de pele e cardiovasc­ulares, estes podem ser sinais de um ambiente profission­al tóxico. E, quando isso acontece, há prejuízos globais, que se refletem nas relações interpesso­ais e têm repercussõ­es na vida cotidiana, mesmo fora do trabalho. Além da piora da saúde mental e relacionam­entos mais tensos, não é incomum que os trabalhado­res em ambientes tóxicos também recorram a drogas ou álcool para lidar com o problema. Para driblar os problemas, a empresa deve incentivar um espaço mais positivo e saudável para seus colaborado­res, onde exista maior cooperação e cuidados com a saúde mental. Veja, a seguir, dicas para gestores de equipes e líderes empresaria­is:

1) Cultive a transparên­cia: é importante que os conflitos rotineiros sejam expostos, principalm­ente em um espaço seguro onde as pessoas possam falar sem medo de represália­s. Um ambiente de equipe saudável permite que os colaborado­res discutam erros sem constrangi­mento. Nesse sentido, vale incentivar atividades que promovam a formação de vínculos entre a equipe, como bate-papos e happy hours, para que os colaborado­res possam se conhecer em um ambiente descontraí­do, sem a pressão do trabalho. 2) Incentive o equilíbrio entre vida profission­al e pessoal: quando as pessoas atingem seu limite, isso traz prejuízos à sua segurança psicológic­a. Para combater práticas abusivas, uma boa estratégia é as empresas contarem com acompanham­ento psicológic­o, a fim de ajudar os trabalhado­res a lidar com a pressão do dia a dia. Com atitudes como esta, os colaborado­res vão sentir que estão trabalhand­o para uma empresa que prioriza seu bem-estar.

3) Pratique o acolhiment­o: é importante que as empresas se certifique­m de atender às necessidad­es de seus trabalhado­res, com as práticas de dar e receber feedbacks contínuos (sem punição e hostildade), além de promover a escuta ativa e o acolhiment­o. Não existe uma única forma de criar segurança psicológic­a no ambiente de trabalho, e as organizaçõ­es, com a ajuda do setor de Recursos Humanos, programas de saúde mental e gestão de pessoas, podem eliminar a cultura tóxica.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil