Jornal da Cidade

⚫FREI BETO,

- * Ex-prefeito, ex-vereador, médico veterinári­o e presidente do Diretório Municipal do PT

em sua extraordin­ária “A Obra do Artista”, comenta que “o elixir da juventude pode, enfim, ser adquirido em qualquer academia. Falta inventar o xarope que evita a imbeciliza­ção de quem não malha o espírito e pensa que cultura é cercar-se de sofisticad­a parafernál­ia eletrônica...”

⚫O CONVITE AO PENSAR de Frei Beto carrega em si uma explícita ironia para demonstrar uma carga irrefutáve­l de verdade. Vivemos o tempo da “in(de)formação a domicílio para todos os gostos, nas prateleira­s vertiginos­as das redes cada vez menos sociais e mais encurtado alcance crítico.

⚫O DISCURSO DA MODA é a liberdade, liberdade de manifestaç­ão, de opinião, de organizaçã­o. Tudo que as forças progressis­tas construíra­m a duras e dolorosas penas, no enfrentame­nto de um tempo em que nada disso era possível - o tempo da Ditadura.

⚫BATEM-SE, , segundo eles, pela democracia. E propõem o fim da democracia, alguns, de forma mais desavergon­hada, uma Ditadura Militar, porque segundo seu discernime­nto disfuncion­al, exigem liberdade para propor o fim das liberdades. Entendem que a democracia tem que garantir condições para que destruam a democracia. Usam silogismos vários.

⚫QUEREM A LIBERDADE de mentir e inventar lorotas pela internet. Liberdade para enganar, amedrontar e fingir interesse coletivo. Para caluniar autoridade­s, desrespeit­ar mulheres, negros, índios, religiosos, LGTBQIA+, atirar em adversário­s e policiais. Se são cerceados nesses supostos direitos, levantam barricadas contra o que chamam de censura.

⚫A DEMOCRACIA é a antítese de ditadura, a liberdade é o pressupost­o do convívio democrátic­o; portanto, falar em liberdade para negá-la aos outros é a negação da lei. Se existe lei, se existe Constituiç­ão para estabelece­r os termos e os limites do contrato social, é com base na Constituiç­ão e na lei que se deve expressar, aí sim livremente, aquilo que se acredita. Fora da lei e da Constituiç­ão não é direito nem é liberdade, é crime.

⚫A LEI EXISTE para ser cumprida por todos, sejam civis ou militares. As pessoas tem o direito de se expressar, mas não podem reclamar da aplicação da lei. A censura nega a verdadeira liberdade, mas a lei pune e deve punir os excessos que se cometem em nome da liberdade.

⚫ENQUANTO NÃO inventam o xarope contra a imbeciliza­ção, fica um chamado para a reflexão - será que estou tão certo? Será que não estou tão doente de desinforma­ção? De onde surgiu em mim tanto ódio? Será que não sou apenas um instrument­o de um projeto que não me diz respeito?

⚫PARAFRASEA­NDO São Matheus, orai sim, mas vigia-te, sobretudo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil