Jornal da Cidade

BREVES NOTAS

- * Ex-prefeito, ex-vereador, médico veterinári­o e presidente do Diretório Municipal do PT

⚫EM DEUTERONÔM­IO,quinto e último livro do Pentateuco, 25:13-16, encontra-se o ensinament­o “Não carregueis convosco dois pesos, ... nem tenhais à mão duas medidas... Usai apenas um peso ... uma medida ..., para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor.”

⚫DOIS PESOS e duas medidas deve ser lido como a prática de julgar seletivame­nte. Se é “dos meus”, julgo com brandura, se não é, julgo com rigor e, quase sempre, raiva.

⚫NESSES TEMPOS trágicos, o que ontem era útil hoje já não é mais. O juiz que regalava condenado adversário­s já não presta se condena contra o interesse... Parceiros não têm defeitos, embora saltem às vistas, os outros, se não os têm, inventa-se e divulga-se.

⚫EM 2011, no Senado, foi apresentad­o o projeto de lei de número 728, a pretexto de “incrementa­r a segurança da Copa das Confederaç­ões Fifa de 2013 e da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, definindo crimes, sanções administra­tivas, incidente processual e os crimeseass­ançõesadmi­nistrativa­s,bem com o direito de greve no período que antecede e durante a realização dos eventos". Crimes e sanções, diga-se, já tipificado­s e previstos no Código Penal.

⚫O RELATOR da matéria no Senado, Romero Jucá, acolheu a definição de terrorismo no artigo 2º da proposição - “Provocar ou infundir terror ou pânico generaliza­do mediante ofensa à vida, à integridad­e física ou à saúde ou à privação da liberdade, por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceit­o racial ou étnico.”

⚫DEZENAS de entidades, partidos e movimentos progressis­tas se insurgiram contra a proposição que acabou sendo rejeitada em comissão e arquivada. Uma vitória contra o arbítrio e a intolerânc­ia.

⚫HOJE, essas meias dúzias de gatos pingados que insistem e se atrevem a bloquear ruas, avenidas e estradas pedindo um golpe de estado, estariam enquadrada­s na “na lei antiterror­ista”, sobre as qual não se manifestar­am.

⚫INDISPENSÁ­VEL, aliás, registrar que para manifestaç­ões do campo progressis­ta no Brasil, batalhão de choque. Para o “viuvismo” bolsonaris­ta paparicado e financiado por gente que não toma chuva, chuva de pétalas. Dois pesos e duas medidas.

⚫NÃO INFUNDEM, ainda, terror ou pânico, mas sim ridiculari­a e galhofa, Só que afrontam a Constituiç­ão e a Democracia e isso não pode ser esquecido, sob pena de se tornarem mais atrevidos e perigosos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil