CRATERA MISTERIOSA

Cratera as­sus­ta mo­ra­do­res de Ve­ra Cruz e in­tri­ga es­pe­ci­a­lis­tas; fenô­me­no é iné­di­to, diz pes­qui­sa­dor

Jornal da Metrópole - - Primeira página - Tex­to Ale­xan­dre Gal­vão ale­xan­dre.gal­[email protected]­tro1.com.br

Es­tá ven­do es­se bu­ra­co aí? nin­guém sa­be o que cau­sou ele. mas fa­to e que to­do dia ele cres­ce es­pe­ci­a­lis­tas e mo­ra­do­res do mu­ni­ci­pio. sem des­fe­cho pro­xi­mo, a in­ves­ti­ga­ção das cau­sas de­ve per­du­rar por 2019 e al­guem vai ter que pa­gar a con­ta do da­no am­bi­en­tal. quem se­ra?

Uma cratera de qua­se 86 me­tros de com­pri­men­to, 35,6 me­tro de lar­gu­ra e 39,7 me­tros de pro­fun­di­da­de, no meio de Ve­ra Cruz, uma dos des­ti­nos mais pro­cu­ra­dos do li­to­ral bai­a­no. A cau­sa ain­da é des­co­nhe­ci­da, mas o fenô­me­no le­va me­do e in­se­gu­ran­ça pa­ra mo­ra­do­res do lo­cal e vi­si­tan­tes.

Pós-dou­tor em Ge­o­fí­si­ca e pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral da Bahia, Mar­co An­to­nio Bar­sot­tel­li Bo­te­lho diz que o acon­te­ci­men­to é iné­di­to no mun­do e pre­ci­sa ain­da ser me­lhor ex­pli­ca­do.

“Não exis­te, no mun­do, is­so. É co­mum acon­te­cer em ro­chas cal­cá­ri­as, mas em are­ni­to é uma coi­sa mui­to ra­ra”, ex­pli­cou. Ain­da de acor­do com ele, di­fi­cil­men­te só um fa­tor le­vou ao pro­ble­ma. “Uma sé­rie de coi­sas pre­ci­sam ser des­co­ber­tas”.

Em­pre­sa que ex­trai sal-ge­ma da re­gião, a mul­ti­na­ci­o­nal Dow Quí­mi­ca co­or­de­na os tra­ba­lhos pa­ra des­co­brir o que acon­te­ceu no lo­cal. De acor­do com in­for­ma­ções ob­ti­das pe­lo

Jor­nal da Me­tró­po­le, a área já foi usa­da pe­la em­pre­sa pa­ra ex­trair o ma­te­ri­al que ser­ve pa­ra ob­ten­ção de clo­ro, áci­do clo­rí­dri­co, so­da cáus­ti­ca e bi­car­bo­na­to de só­dio. Res­ta sa­ber quem é o pai do es­tra­go e quem vai pa­gar a con­ta.

Dow qui­mi­ca/di­vul­ga­cao

Fenô­me­no, co­nhe­ci­do com sinkho­le, ain­da es­tá em es­tu­do. In­ves­ti­ga­ções po­dem in­di­car se atividade da Dow Quí­mi­ca con­tri­buiu pa­ra o apa­re­ci­men­to da ero­são em Ve­ra Cruz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.