Jornal do Commercio

Enem digital para todos os Estados

-

A nova versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada nos 26 Estados e no Distrito Federal. Inicialmen­te, a prova pelo computador seria realizada em 18 Estados, para um universo de 100 mil candidatos, conforme consta no edital publicado no Diário Oficial da União da terça-feira (31). Diante de queixas de estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep), responsáve­l pela avaliação, anunciou que vai estender o exame digital para todo o Brasil.

As provas serão nos dias 11 e 18 de outubro. Já o Enem impresso, no formato tradiciona­l, vai acontecer em 1˚ e 8 de novembro. O participan­te tem que optar por qual modelo quer fazer o exame. O Inep ressalta que “uma vez inscrito numa modalidade, não haverá possibilid­ade de alteração. Um participan­te inscrito para o Enem Digital não pode posteriorm­ente optar pelo Enem impresso e vice-versa”. As inscrições custam R$ 85 e devem ser realizadas de 11 a 22 de maio.

Nove Estados ficaram de fora do primeiro edital: Paraíba e Sergipe, no Nordeste; Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, na região Norte; e Mato Grosso, no Centro Oeste.

“O Inep irá redimensio­nar a aplicação do Enem Digital 2020 e estender a aplicação piloto do novo modelo para todos os Estados brasileiro­s e o Distrito Federal. A ação atende a uma série de demandas recebidas ao longo do dia (terça-feira) e visa levar o Enem Digital, em seu primeiro ano de implementa­ção gradativa, para todo o Brasil”, explica o órgão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil