Jornal do Commercio

Morre primeira indígena vítima da covid-19

-

Uma agente de saúde de 20 anos do povo kokama é o primeiro primeiro indígena do país infectado pelo covid-19. O caso foi confirmado nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do Amazonas.

A jovem foi contaminad­a por um médico branco da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), vinculada ao Ministério da Saúde. Ela trabalha na área urbana de Santo Antônio do Içá (AM), onde está isolada e em bom estado de saúde. A cidade, na calha do rio Solimões, está a 880 km a oeste de Manaus.

Segundo a diretora-presidente da Fundação da Vigilância em Saúde, Rosemary Costa Pinto, esse médico infectou outros dois não indígenas na cidade. O Amazonas registra 200 casos confirmado­s, com três mortes.

A VÍTIMA MAIS JOVEM

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou ontem a morte de um homem de 23 anos pelo novo coronavíru­s, a vítima mais jovem no Brasil. Matheus Aciole morreu em um hospital privado. No dia 24, havia procurado uma unidade de saúde particular com sintomas leves da doença, como dor de garganta e febre baixa. Foi medicado e retornou para casa, onde ficou em isolamento.

Dois dias depois, foi a uma unidade pública com desconfort­o respiratór­io e foi transferid­o para a UTI de um hospital particular. No mesmo dia, foi testado para o coronavíru­s e o resultado deu positivo. Aciole era obeso e tinha pré-diabete, fatores considerad­os de risco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil