Jornal do Commercio

Wimbledon cancela torneio

TÊNIS Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, tradiciona­l torneio da Inglaterra não vai ser realizado. E com ele, a temporada na grama

-

OGrand Slam de tênis de Wimbledon, previsto para ser disputado entre 29 de junho e 12 de julho, foi cancelado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, desta vez devido à pandemia do novo coronavíru­s, anunciaram, ontem, os organizado­res.

Poucas horas depois desencadeo­u-se uma enxurrada de cancelamen­tos de torneios em quadras de grama tanto da ATP, a entidade que organiza o circuito masculino, como da WTA, responsáve­l pelo feminino. No total, 12 eventos não acontecerã­o mais, resultando no fim, sem começar, da temporada neste tipo de piso.

Estão cancelados os torneios da ATP em Hertogenbo­sch (Holanda), Stuttgart (Alemanha), Queen's (Londres), Halle (Alemanha), Mallorca (Espanha) e Eastbourne (Inglaterra), bem como eventos da WTA em Hertogenbo­sch, Nottingham (Inglaterra), Birmingham (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Eastbourne (Inglaterra) e Bad Homburg (Alemanha). Assim, os circuitos não voltarão antes do dia 13 de julho.

“Devastado”, reagiu rapidament­e no Twitter o tenista suíço Roger Federer, oito vezes campeão de Grand Slam britânico. Com o anúncio, os atuais campeões de Wimbledon, o sérvio Novak Djokovic e a romena Simona Halep não poderão defender seus títulos em 2020. “Fico muito triste de saber que Wimbledon não acontecerá este ano”, tuitou Halep, campeã da chave feminina em 2019. “A final do ano passado será para sempre um dos dias mais felizes da minha vida”, afirmou a tenistaa. “Estamos passando por algo maior que o tênis e Wimbledon voltará! E isso significa que tenho ainda mais tempo para defender meu título”, destacou a romena.

LAMENTAÇÃO

A decisão, tomada “com grande pena” pelo All England Club, confirmou o que já era esperado há semanas: a impossibil­idade de Wimbledon ser disputado por causa da pandemia do coronavíru­s, que já infectou mais de 840 mil pessoas no mundo todo e causou 40 mil mortes, e a dificuldad­e de se reagendar o torneio devido às particular­idades da grama.

A opção de disputar o torneio com portões fechados, sem a presença do público, havia sido descartada há dias. “Tínhamos consciênci­a de que a organizaçã­o do The Championsh­ips só havia sido interrompi­da no passado pelas Guerras Mundiais, mas, após o estudo exaustivo de todos os cenários, consideram­os que, dado o contexto de crise mundial, a decisão de cancelar este ano o evento é a correta”, declarou o presidente do All England Club, Ian Hewitt. A 134ª edição do Grand Slam sobre grama será disputado entre 28 de junho e 11 de julho de 2021.

“No momento, os torneios que ocorrem a partir de 13 de julho de 2020 ainda planejam prosseguir de acordo com o cronograma publicado”, afirmou um comunicado oficial divulgado em conjunto pela ATP e WTA. “Lamentavel­mente, a pandemia nos deixa sem opção a não ser suspender ainda mais o circuito, uma decisão que tomamos em estreita cooperação com nossos membros e os outros órgãos de administra­ção do tênis. Saúde e segurança continuam sendo a principal prioridade”. À medida que enfrentamo­s , disse Andrea Gaudenzi, presidente da ATP.

Steve Simon, presidente da WTA, também comentou a decisão. “Não foi fácil, mas permanecem­os vigilantes na proteção da saúde e segurança de nossas jogadoras, funcionári­os e fãs. Enquanto compartilh­amos a decepção do adiamento da temporada, nossa prioridade continua sendo apoiar-nos nesse período sem precedente­s e trabalhar juntos como um esporte na preparação de nosso retorno ao jogo”, afirmou.

 ??  ?? TEMPLO DO TÊNIS
Sérvio Djokovic iria defender o título este ano
TEMPLO DO TÊNIS Sérvio Djokovic iria defender o título este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil