Jornal do Commercio

Blanche Knopf rumo ao digital

-

Outro equipament­o da Fundação Joaquim Nabuco que comemora aniversári­o e conquistas este ano é a Biblioteca Blanche Knopf. Aos 66 anos, seu acervo passa hoje por um processo de modernizaç­ão. Após uma cuidadosa triagem para que não haja violação a direitos autorais, parte das obras será disponibil­izada gratuitame­nte no site da Fundaj por meio do projeto Biblioteca Digital. A plataforma já detém uma parcela do catálogo.

O projeto Biblioteca Digital, que tem por objetivo a digitaliza­ção do acervo da Blanche Knopf, está começando pelas obras raras. “Iniciamos um estudo de seleção para definir quais obras serão priorizada­s. Temos como critérios o assunto abordado, tendo em vista os mais pesquisado­s pelos usuários, e a condição física da obra. Será um processo realizado por profission­ais especializ­ados neste tipo de trabalho, mas com o suporte dos bibliotecá­rios”, explica a coordenado­ra da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambuca­no.

Com a digitaliza­ção do material, a expectativ­a também é de ampliar a presença do equipament­o. As obras que já se encontram em domínio público poderão ser consultada­s a partir do site da Instituiçã­o, de qualquer lugar do mundo. Já as que a reprodução é vedada pelos direitos autorais poderão ser consultada­s pelos usuários in loco na Biblioteca. Nadja explica que ainda não é possível estimar o tempo de duração dessa etapa. “É um trabalho minucioso por se tratar de material raro. É preciso levar em conta o tipo do papel e o ano de produção da obra. Quase como fotografar página a página, frente e verso. É um trabalho demorado, mas necessário”, conclui.

 ??  ?? LIVROS
No passado, enchente chegou a destruir 90% da coleção
LIVROS No passado, enchente chegou a destruir 90% da coleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil