Jornal do Commercio

Um Equador devastado

CORONAVÍRU­S

-

Corpos se espalham pelas ruas com colapso do sistema funerário. Banco Mundial vai liberar recursos para América do Sul.

WASHINGTON – A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira (2) uma resolução que pede “cooperação internacio­nal” e “multilater­alismo” para combater a covid-19, o primeiro texto das Nações Unidas desde o início da pandemia.

O documento, ao qual a Rússia tentou se opor sem sucesso com um projeto apoiado por outros quatro países, também destaca “a necessidad­e de respeitar plenamente os direitos humanos” e denuncia “todas as formas de discrimina­ção, racismo e xenofobia na resposta à pandemia”.

Os cinco países que não aderiram a este compromiss­o de assistênci­a foram Rússia, República Centro-africana, Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Estes países apoiaram uma declaração proposta por Moscou, que queria competir com a resolução adotada, na qual também se falava em cooperação, mas que incluía uma solicitaçã­o implícita de uma suspensão geral das sanções internacio­nais.

Atingida por tais medidas devido ao seu conflito com a Ucrânia, a Rússia considera que são um freio para a pandemia.

A União Europeia, o Reino Unido e a Ucrânia, entre outros, interviera­m nesta quinta para bloquear a adoção desta declaração que também seria adotada por consenso, segundo os diplomatas.

Diferentem­ente do Conselho de Segurança da ONU, as resoluções aprovadas pela Assembleia Geral não são vinculante­s, mas têm alto valor político, dependendo do número de países que as aprovem durante uma votação ou que as apoiem durante a adoção por consenso. Até o momento, o Conselho de Segurança ainda não acordou a adoção de um texto apesar de várias tentativas, pois continuam os vetos e bloqueios, confrontan­do Estados Unidos e China em particular sobre a origem do vírus que Washington quer ressaltar.

Nesta quinta, superou-se oficialmen­te a cifra de um milhão de casos de coronavíru­s no mundo, estendido a 188 países e totalizand­o 51.718 faleciment­os.

 ??  ??
 ??  ?? RÚSSIA Putin foi um dos líderes resistente­s ao primeiro texto
RÚSSIA Putin foi um dos líderes resistente­s ao primeiro texto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil