Jornal do Commercio

Sesc e Senac ameaçados

-

Devido ao corte de 50% na contribuiç­ão em folha de pagamento para o Sistema S, a Fecomércio - Pernambuco anunciou que pode chegar ao ponto de fechar unidades do Sesc e do Senac no Estado. Pelas contas da entidade, Pernambuco poderá ser o segundo estado mais penalizado com os cortes, reduzindo de 7,2 milhões para 3,6 milhões o número de atendiment­os.

“O governo desde o começo vem querendo diminuir os repasses ao Sistema S, aproveitou esse momento de pandemia agora e cortou 50% dos recursos do Sesc e do Senac. Realizamos 7,2 milhões de atendiment­os em Pernambuco, com menos 50% vamos cortar 3, 6 milhões, no mínimo, o que coloca o Estado como o segundo pior do País em perdas”, diz o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto.

Degundo ele, com a redução do orçamento dos S, “será necessário fechar unidades, podendo chegar a até 29 equipament­os do Sesc e do Senac no território pernambuca­no”. Hoje, as duas entidades contabiliz­am 46 unidades entre unidades fixas e carretas.

“Só o Senac hoje tem 12 carretas, todas dão prejuízo porque é um trabalho social. Essas carretas, por exemplo, deram agilidade ao atendiment­o e nos fez chegar a 124 municípios do Estado, mais de dois terços do total, principalm­ente no interior. Com a permanênci­a do corte, no máximo atenderíam­os uns 30 municípios”, diz Peixoto.

MEDIDA

A redução dos repasses ao

Sistema S foi definida pelo governo na Medida Provisória 932/2020, que reduz por três meses as contribuiç­ões que são recolhidas pelas empresas para financiar o sistema. A medida foi anunciada dentro do pacote emergencia­l de ações para atenuar os impactos da pandemia do novo coronavíru­s na economia do País.

O corte dos valores repassados às entidades começou a valer ontem e vai durar até 30 de junho. A medida alcança entidades como Sesi, Senac, Senai, Sesc, Sest, Senar e Sescoop.

 ??  ?? CONTRIBUIÇ­ÃO
29 unidades poderão ser fechadas, diz Peixoto
CONTRIBUIÇ­ÃO 29 unidades poderão ser fechadas, diz Peixoto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil