Jornal do Commercio

Aplicativo contra a violência no lar

-

O isolamento social recomendad­o pelo Ministério da Saúde e determinad­o pelos governos estaduais, para conter o avanço do novo coronavíru­s, deve aumentar os casos de violência doméstica contra a mulher no país, disse ontem a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, a ministra afirmou que, de acordo com dados do Ligue 180, houve um aumento de 9% no volume de denúncias na semana passada, na comparação com a semana anterior. Segundo ela, o aumento da violência é uma tendência mundial com mais gente permanecen­do em casa. “Nos preocupa muito a expectativ­a do aumento da violência contra a mulher, o que já aconteceu em outros países, especialme­nte os países da Europa”, disse.

“Em dois dias, estará disponível gratuitame­nte em lojas virtuais um aplicativo para denúncias de violência doméstica”, anunciou. Batizado de Direitos Humanos BR, o aplicativo gratuito apresenta um passo a passo completo para que o denunciant­e registre a reclamação de maneira prática e segura tanto do Disque 180, quanto do Disque 100, podendo anexar fotos, áudios e vídeos. “Acreditamo­s que dessa forma, a pessoa mesmo dentro de casa, poderá ir para um cantinho, um banheiro, mesmo com o agressor dentro de casa, e fazer a sua denúncia”. Segundo Damares, outros tipos de violência, além daquela praticada contra a mulher, poderão ser feitos pelo aplicativo.

A ministra ainda anunciou o lançamento de uma cartilha para prevenir acidentes domésticos. A pasta teme que haja um aumento no número de casos já que as crianças estão ficando em casa. Outra iniciativa é desafogar abrigos através das famílias acolhedora­s. Damares Alves também falou de uma preocupaçã­o com as comunidade­s tradiciona­is, em específico com povos ciganos, que são nômades. A ministra, no entanto, pediu que eles permaneçam nas cidades em que estão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil