Jornal do Commercio

Novo fôlego no atendiment­o

CORONAVÍRU­S amanda_rainheri@hotmail.com O Senai, em parceria com dez empresas, está consertand­o respirador­es mecânicos e devolvendo às unidades de saúde di Estado

- AMANDA RAINHERI

Arede pública de saúde está recebendo apoio para a manutenção de equipament­os para o combate ao novo coronavíru­s (covid-19) no Estado. Através de uma ação nacional do Senai em parceria com dez empresas, respirador­es mecânicos estão sendo consertado­s e devolvidos às unidades de saúde. Em Pernambuco, o trabalho iniciou na última quartafeir­a (1º), quando 11 equipament­os, retirados dos Hospitais Agamenon Magalhães e Miguel Arraes, chegaram ao Senai de Santo Amaro para conserto.

Ao todo, são 25 pontos de atendiment­o em todo o País. No Estado, além do Senai de Santo Amaro, na área central da capital, os serviços também serão prestados pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), localizada no município de Goiana, na Região Metropolit­ana. A estimativa é de que cerca de 150 equipament­os passem por manutenção.

“Montamos uma estrutura com laboratóri­o específico para a demanda, com uma equipe de oito professore­s e técnicos de laboratóri­o, todos voluntário­s, para podermos atender à demanda. Com apoio da Secretaria de Saúde, estamos recebendo os equipament­os, que serão distribuíd­os por eles para as unidades de saúde”, afirmou Oziel Alves, gerente de Consultori­a do Senai Pernambuco.

Entre os voluntário­s está o engenheiro de produção Walderson Silva, especialis­ta técnico em metalmecân­cia. “Quando a diretoria fez o convite, eu decidi abraçar a causa. Fiquei muito sensibiliz­ado com a situação que estamos passando, tanto no nosso país quanto nos outros. Pensei muito no meu pai e nas pessoas que podem vir a precisar desses equipament­os. Precisava ajudar, utilizando o que eu tinha, que era a minha expertise, para salvar vidas”, conta.

DEFEITOS

Segundo o engenheiro, alguns dos equipament­os estavam parados há cerca de dois anos. Os defeitos, afirma, são diversos. “Alguns são mais simples e outros mais complexos. Quando mais rápido conseguirm­os consertar, melhor para os hospitais.”

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a pasta está realizando constantes levantamen­tos para identifica­r aparelhos que estejam fora de funcioname­nto, não apenas no Recife, mas em unidades de saúde de todo o Estado.

Ainda segundo a SES, o direcionam­ento dos equipament­os será visto caso a caso, de acordo com a necessidad­e.

Devido à parceria com a secretaria, serão priorizado­s os equipament­os da rede pública de saúde. “A Secretaria de Saúde tem uma visão global de prioridade e necessidad­e e conseguirá gerir essa questão da melhor forma possível. Estamos nos organizand­o também para, em um segundo momento, atender à rede privada”, pontua Oziel Alves. Os estabeleci­mentos de saúde que estejam precisando do serviço de manutenção podem entrar em contato com o Senai Pernambuco pelo e-mail oziel.alves@sistemafie­pe.org.br.

Segundo dados da LifesHub Analytics e da Associação Catarinens­e de Medicina (ACM), cerca de 3,6 mil ventilador­es pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja por terem sido descartado­s ou por terem necessidad­e de manutenção. Os respirador­es mecânicos são essenciais para o tratamento de pessoas que apresentam sintomas graves da covid-19. A estimativa é que cada ventilador recuperado atenda até 10 pessoas. No Senai, a manutenção será feita por docentes das áreas de Eletrônica, Mecânica e Calibração de Instrument­os.

 ??  ??
 ??  ?? REPAROS Equipe começou trabalho na quarta-feira, quando 11 equipament­os, dos Hospitais Agamenon Magalhães e Miguel Arraes, chegaram ao Senai de Santo Amaro, área central do Recife
REPAROS Equipe começou trabalho na quarta-feira, quando 11 equipament­os, dos Hospitais Agamenon Magalhães e Miguel Arraes, chegaram ao Senai de Santo Amaro, área central do Recife

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil