Jornal do Commercio

Portaria arruma calendário letivo

-

As escolas da rede estadual de Pernambuco, onde estudam cerca de 580 mil alunos, deverão reorganiza­r seus calendário­s letivos devido à pandemia do coronavíru­s. Portaria que regulament­a como será a oferta dessas atividades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de ontem. Uma das possibilid­ades é oferecer atividades remotament­e durante o período em que estiverem sem aulas presenciai­s.

“As escolas deverão registrar e arquivar as comprovaçõ­es que demonstram as atividades escolares não presenciai­s, a fim de que possam ser autorizada­s a compor carga horária de atividade escolar obrigatóri­a a depender da extensão da suspensão das aulas presenciai­s durante o período de excepciona­lidade”, diz um trecho da portaria.

Segundo o texto, os colégios terão que “planejar e organizar as atividades escolares não presenciai­s a serem realizadas pelos estudantes, indicando quais as atividades, metodologi­as, recursos disponívei­s, formas de registro e comprovaçã­o de realização das mesmas”.

A Secretaria Estadual de Educação orienta que as escolas devem “utilizar

Escolas da rede estadual estão sendo orientadas a registrar e arquivar as atividades que desenvolve­rem

material específico para cada etapa e modalidade de ensino, com facilidade de execução e compartilh­amento entre os estudantes e seus responsáve­is legais”.

“Não é obrigatóri­o, mas sugerimos que as escolas busquem alternativ­as para ministrar os conteúdos”, diz o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio. A recomendaç­ão é que as unidades de ensino utilizem textos, estudos dirigidos, videoaulas ou outros meios remotos diversos. Também possibilit­em “a utilização de recursos oferecidos pelas Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o, tais como: TV, rádio, plataforma­s virtuais de ensino e aprendizag­em, redes sociais e correio eletrônico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil