Jornal do Commercio

Aulas na TV e no YouTube

- MARGARIDA AZEVEDO mazevedo@jc.com.br

Estudantes das escolas estaduais de Pernambuco terão aulas, a partir de segunda-feira (6), pela TV Pernambuco e pelo Youtube. O material será produzido por professore­s da própria rede, coordenado­s pelo governo. A nova plataforma, chamada Educa-PE, poderá ser acessada por qualquer pessoa. Alunos de outras redes terão a chance de também aproveitar o conteúdo. Desde 18 de março, as unidades de ensino do Estado, públicas e privadas, estão fechadas, uma das medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavíru­s.

Para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamenta­l, o conteúdo será gravado por disciplina e disponibil­izado todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, no Youtube. Já os do ensino médio terão aulas ao vivo, toda tarde, nos mesmos dias, transmitid­as pela TV Pernambuco e depois disponívei­s no Youtube. Cada série da educação básica terá duas horas de aula. Começa às 13h para o 1º ano; às 14h para o 2º ano e às 15h para o 3º. Das 16h às 17h o material vai contemplar temáticas transversa­is, atingindo as três séries.

A rede estadual possui cerca de 580 mil discentes, dos quais 142.849 estão nos anos finais do ensino fundamenta­l e 292.091, do ensino médio. “As aulas estão suspensas e estamos muito preocupado­s com a extensão desse período e o prejuízo na aprendizag­em. Agora teremos

Estou gostando da experiênci­a. Já tinha um canal no Youtube, mas havia 7 inscritos. Agora são 230”,

aulas não presenciai­s. O Educa-PE não será só um canal, mas uma plataforma. Os assuntos fazem parte do currículo dos alunos”, explica. “Estamos em buscas de outros parceiros, de outras TVs, para também disponibil­izar o material.”

Ainda este mês a plataforma deve oferecer um ambiente virtual de aprendizag­em, que vai permitir mais interação entre alunos e professore­s.

Na Escola de Referência em Ensino Médio Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, na Zona da Mata, as videoaulas começaram quando as atividades regulares foram suspensas pelo governo. Professore­s se juntaram para produzir o material. “Os professore­s mandam os assuntos pelo WhatsApp os assuntos na véspera, para que a gente já saiba o que vai estudar. As aulas são por um aplicativo ou gravadas. Está sendo muito bom, principalm­ente para nós, que teremos Enem no fim do ano”, diz a estudante Cecília Emanueli Barbosa, 17 anos, do 3º ano.

Professor de história, Josemir Francisco da Silva, 31, é um dos que aderiu à iniciativa. Ele grava as aulas pelo celular ou pelo computador, num pequeno quarto da sua casa. "É um esforço coletivo para que nossos alunos não sejam prejudicad­os”

● Endereço do canal Educ-PE: www.youtube.com/educape Si nal Digital da TVPE: 46.1 (Recife e RMR), 12.1 (Caruaru) e 13.1 (Petrolina)

comemora o professor Josemir Francisco da Silva

 ??  ?? MÉTODO
Aluna do 3º ano do ensino médio, Cecília aprova as aulas virtuais que vão ajudá-lo no Enem
MÉTODO Aluna do 3º ano do ensino médio, Cecília aprova as aulas virtuais que vão ajudá-lo no Enem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil