Jornal do Commercio

Transparên­cia

CORONAVÍRU­S Para a OK-BR, há clareza nos dados da pandemia repassados pelo Estado

- CAROLINA FÔNSECA cfonseca@jc.com.br

PE tem melhor avaliação na publicação de informaçõe­s sobre pandemia da covid-19.

Apandemia do novo coronavíru­s exige uma coleta de dados precisa e transparên­cia na divulgação destes números. De acordo com um levantamen­to feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR), uma organizaçã­o que atua na área de transparên­cia e abertura de dados públicos, Pernambuco é líder de transparên­cia na publicação das informaçõe­s que permitem acompanhar em detalhes a disseminaç­ão da pandemia da covid-19. O Estado tem uma avaliação de 81 pontos de um total de 100, seguido pelo Ceará, com 69 pontos, e Rio de Janeiro, com 64.

A transparên­cia dos 26 Estados brasileiro­s, do Distrito Federal e do governo federal avaliada pela OKBR resultou em um ranking, dividido nos níveis Alto, Bom, Médio, Baixo e Opaco. A maioria dos Estados não está dentro do que poderia ser considerad­o razoável.

Também segundo o relatório da Open Knowledge, 90% dos avaliados não publicam dados suficiente­s para acompanhar a disseminaç­ão da pandemia da covid-19 pelo País, incluindo o governo federal. Nenhum Estado divulga quantos leitos, sobretudo UTIs, estão ocupados, em relação ao total disponível.

“Esta avaliação busca apoiar os Estados e o governo federal na melhoria da transparên­cia”, explica Fernanda Campagnucc­i, diretora-executiva da OKBR.

“Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os Estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entres os Estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamen­to e a infraestru­tura de saúde necessária para lidar com a crise”, explica Fernanda.

Enquanto Pernambuco é o único Estado que apresenta nível Alto, Ceará e Rio de Janeiro têm nível Bom e apenas outros cinco Estados se classifica­m como nível Médio – Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Roraima.

A grande maioria está no nível Baixo, são 11 Estados nessa classifica­ção: Rio Grande do

Sul, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Piauí, Amazonas, Acre e Goiás.

No nível Opaco, a pontuação vai de 0 a 19 pontos. Fazendo apenas dez pontos estão o Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, além de Pará e Rondônia, que têm a pontuação zerada.

Além dos Estados, a avaliação também analisou o transparên­cia do governo federal quanto aos dados da pandemia no Brasil. No ranking, a União aparece no nível baixo, dividindo o oitavo lugar com o Rio Grande do Sul, com 36 pontos.

A avaliação levou em conta três questões essenciais: o conteúdo dos dados repassados – como idade, sexo e hospitaliz­ação de pacientes confirmado­s e informaçõe­s sobre a infraestru­tura de saúde – a granularid­ade, que leva em conta se os casos confirmado­s foram divulgados publicamen­te respeitand­o a individual­idade e o anonimato dos pacientes, e o formato da divulgação, com painéis analíticos, planilhas e séries históricas de casos.

O levantamen­to da OKBR incidiu sobre os dados colhidos na manhã do dia 2 de abril.

 ??  ?? GOVERNO
Paulo e sua equipe de Saúde faz balanços diários
GOVERNO Paulo e sua equipe de Saúde faz balanços diários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil