Jornal do Commercio

Exemplo que vem do Agreste

- MARIA LÍGIA BARROS mligia@ne10.com.br

Mesmo sem nenhum caso confirmado do novo coronavíru­s até ontem, Toritama, município de 45 mil habitantes no Agreste de Pernambuco, conhecido como a Capital do Jeans, abriu um hospital de campanha, montado para tratar pacientes de pequena a média complexida­de da covid-19. Essa foi uma das medidas adotadas para o combate da pandemia desde que a prefeitura instaurou um comitê de crise, há um mês. Os esforços renderam menção do secretário Estadual de Saúde, André Longo, que parabenizo­u o município pela atuação.

“Será de grande ajuda ao Estado que outros municípios, muitos inclusive maiores e com mais estrutura – me refiro àqueles com mais de 100 mil habitantes ou que são sedes de regionais de saúde – sigam o exemplo de Toritama e disponibil­izem leitos intermediá­rios ou de UTI para ajudar no esforço que o governo do Estado está fazendo”, declarou na última quarta-feira, durante entrevista online.

Com 40 leitos, a unidade foi erguida em dez dias e funciona no prédio da escola José J. de Araújo, ao lado do hospital municipal, na Avenida João Manoel da Silva. O investimen­to foi de R$ 1,2 milhão.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Andrea Melo, os recursos contemplar­am a compra de macas, camas, testes rápidos, equipament­os – como gasômetro (analisador de pH em gases sanguíneos), monitor multiparâm­etro, laringoscó­pio e eletrocard­iograma – e cinco ambulância­s, essas com ajuda de aporte federal. A única dificuldad­e, disse, foi com os respirador­es, que estão em falta em todo País.

A estrutura vai atender exclusivam­ente os casos suspeitos ou confirmado­s do coronavíru­s. O local estratégic­o, ao lado do hospital, vai permitir que os pacientes sejam transferid­os rapidament­e e isolados para conter possível disseminaç­ão. O equipament­o tem capacidade para assistir quadros de baixa e média complexida­de. Os mais graves serão levados para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

A secretária afirmou que o município também está investindo em ações educativas e de comunicaçã­o. “Houve toda uma reeducação sobre higienizaç­ão – como lavar as mãos, usar o álcool em gel, não colocar a mão no rosto, tossir com etiqueta – para que as pessoa tomassem consciênci­a. Tenho constantem­ente ido às rádios de Toritama, às escolas. A equipe da Saúde foi treinar professore­s. Realizamos panfletage­m no complexo Parque das Feiras e estamos tendo uma divulgação em massa nas redes sociais”, citou.

A cidade descartou dois casos suspeitos e outros dois seguem sob investigaç­ão. Um dos pacientes está em isolamento domiciliar e o outro, internado em um hospital de referência, aguardando o resultado do teste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil