Jornal do Commercio

Sem praias e sem parques

-

Para tentar conter o avanço do novo coronavíru­s, o governo de Pernambuco decretou, ontem, que praias e parques do Estado fossem fechados. A medida é válida de hoje até a próxima segunda-feira. Caminhada e corrida no calçadão estão permitidas, desde que sejam mantidos os devidos cuidados de distanciam­ento e prevenção.

Desde do dia 19 de março, as atividades de shoppings, restaurant­es, bares e comércio de praia foram suspensas no Estado. Até então, os parques e as praias continuava­m abertos para prática de atividades físicas. Mas com a circulação frequente da população nesses locais, o governador Paulo Câmara (PSB) decidiu suspender o funcioname­nto dessas áreas públicas.

No decreto, o governador mantém o fechamento do comércio, serviços públicos e demais atividades que não são considerad­as essenciais até 17 de abril. Já as escolas (públicas e privadas), que estão sem aula desde o dia 18 de março, devem permanecer sem funcionar até pelo menos o dia 30 deste mês. Os prazos podem ser prorrogado­s.

“É extremamen­te importante que nos próximos 15 dias as pessoas mantenham o isolamento social. Nesta sexta-feira, registramo­s um aumento significat­ivo do número de contaminaç­ões pela covid-19. A tendência é que esses números continuem crescendo. Só vamos conseguir reduzir essa escalada, com a conscienti­zação de todos de que é preciso ficar em casa”, afirmou o governador em vídeo divulgado ontem.

O número de pessoas contaminad­as pelo novo coronavíru­s em Pernambuco saltou de 106 para 136 casos em 24 horas, segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Tudo o que fizermos neste fim de semana e nos próximos dias vai ser determinan­te para o momento do pico do número de doentes e de mortos que deve ocorrer na segunda quinzena de abril”, avaliou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O governo também ordenou a regulament­ação do atendiment­o nos bancos. As instituiçõ­es financeira­s terão que apresentar medidas para preservar a saúde dos clientes que precisam ficar em filas nas agências.

Logo em seguida à divulgação do decreto do governador, a Prefeitura do Recife garantiu que os 11 parques da cidade (13 de Maio, no Centro; Apipucos, da Jaqueira, Macaxeira, Santana e Sítio Trindade, na Zona Norte; Arnaldo Assunção, Arraial Forte Novo do Bom Jesus e Caiara, na Zona Oeste; Dona Lindu e Robert Kennedy, na Zona Sul) estarão fechados, como forma de reforçar o isolamento durante o fim de semana. Para impedir que a população burle a norma, a Guarda Municipal e o Controle Urbano farão a fiscalizaç­ão do comércio nesses espaços.

Nas praias, para diminuir a permanênci­a das pessoas no calçadão por longo tempo e formando aglomeraçõ­es, a Prefeitura do Recife anunciou também que irá fechar as 543 vagas de estacionam­ento disponívei­s na extensão da orla de Boa Viagem. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano irá sinalizar as vagas fechadas e fará a fiscalizaç­ão. A prefeitura lembra que o comércio na área ja estava proibido, numa tentativa inicial de reduzir a quantidade de pessoas nas praias.

A Guarda Civil Municipal e a Diretoria Executiva de Controle Urbano garantem fazer, no fim de semana, uma ação de orientação e fiscalizaç­ão na orla de Boa Viagem em conjunto com a Polícia Militar. O objetivo é evitar a presença do comércio na praia e orientar os banhistas sobre as restrições do decreto municipal.

VACINA CONTRA GRIPE

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe está novamente suspensa no Recife até que o município receba novas doses do Ministério da Saúde (MS). Ontem as quase 15 mil doses restantes foram aplicadas nos idosos e profission­ais de saúde. Desde o início da campanha, a Secretaria de Saúde do Recife vacinou quase 210 mil idosos e profission­ais de saúde, totalizand­o quase 85% do público-alvo que precisa receber a vacina nesta primeira fase da campanha, que vai até o próximo dia 15. O serviço será retomado assim que chegarem novas doses.

 ??  ?? TENTATIVA
Dias depois da suspensão do comércio nas praias, banhistas aproveitav­am o sol e o mar
TENTATIVA Dias depois da suspensão do comércio nas praias, banhistas aproveitav­am o sol e o mar
 ??  ?? FECHADO
Ontem à noite, pessoas caminhavam na Jaqueira, indiferent­es às orientaçõe­s de manter distância
FECHADO Ontem à noite, pessoas caminhavam na Jaqueira, indiferent­es às orientaçõe­s de manter distância
 ??  ?? AGLOMERAÇíO
AGLOMERAÇíO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil