Jornal do Commercio

Trump aconselha o uso de máscaras

CORONAVÍRU­S Recomendaç­ão é para americanos usarem proteção ao saírem às ruas

-

WASHINGTON – O presidente americano, Donald Trump, anunciou ontem novas recomendaç­ões do governo para que todos os americanos usem máscaras ao saírem às ruas para conter a disseminaç­ão do novo coronavíru­s. Trump disse durante coletiva de imprensa na Casa Branca que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) encoraja as pessoas a usar qualquer cobertura facial, como echarpes, com esta finalidade, para manter as máscaras cirúrgicas livres para os profission­ais de saúde.

“Vai ser realmente uma coisa voluntária”, ressaltou. “Vocês não precisam fazê-lo e eu estou escolhendo não fazê-lo, mas algumas pessoas podem querer fazer e tudo ok”, acrescento­u.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, fez uma recomendaç­ão similar na quinta-feira aos moradores da cidade. O CDC insiste na necessidad­e de cobrir o rosto quando se sai para fazer compras, quando é difícil manter o distanciam­ento social. E publicaram um estudo que destaca casos de transmissã­o do vírus em Singapura por pessoas assintomát­icas.

A medida representa uma mudança, pois as autoridade­s vêm dizendo durante semanas, com base em recomendaç­ões da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) e do CDC, que não era necessário usar máscara a menos que a pessoa tivesse sintomas de coronavíru­s.

PELO AR

A recomendaç­ão veio depois que o doutor Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosa­s e conselheir­o do presidente Donald Trump durante a pandemia, afirmou no canal Fox News, ontem, que as informaçõe­s indicam que “o vírus realmente pode ser transmitid­o inclusive quando as pessoas simplesmen­te falam, não apenas quando tossem ou espirram”.

As academias americanas de ciências detalharam em uma carta enviada à Casa Branca na quarta-feira vários resultados científico­s preliminar­es. Os resultados inclinam a balança para a possibilid­ade de que o vírus seja transmitid­o pelo ar, e não somente pelas gotas expelidas em um espirro diretament­e ao rosto de outras pessoas ou sobre superfície­s (onde se demostrou que o vírus pode sobreviver por horas e dias, segundo o relatório).

“Os trabalhos de pesquisa disponívei­s atualmente aumentam a possibilid­ade de que o SARSCoV-2 possa ser transmitid­o pelos bioaerossó­is gerados diretament­e pela expiração dos pacientes”, escreveu Harvey Fineberg, presidente do comitê de doenças infecciosa­s emergentes, na carta em nome das academias e revisada por muitos outros especialis­tas.

Em um estudo, pesquisado­res da universida­de de Nebraska encontrara­m porções do código genético do vírus no ar dos locais onde os pacientes estavam isolados. No entanto, encontrar essas partes do vírus não é equivalent­e a encontrar o vírus completo.

Enquanto isso, pesquisado­res da universida­de de Hong Kong observaram recentemen­te que o uso de máscaras reduzia a quantidade de coronavíru­s expirados pelos pacientes (em um experiment­o feito com outros vírus diferentes do SARS-CoV-2).

E pesquisado­res chineses em Wuhan coletaram amostras de ar em diversas instalaçõe­s hospitalar­es da cidade e descobrira­m concentraç­ões altas do novo coronavíru­s, especialme­nte nos banheiros e nas salas onde os funcionári­os removem seus equipament­os de proteção.

Os novaiorqui­nos, no entanto, não esperaram as recomendaç­ões do presidente. Com bandanas camufladas e máscaras cirúrgicas ou artesanais, os moradores da Big Apple, no olho do furacão do novo coronavíru­s nos Estados Unidos, tentam se adaptar às novas recomendaç­ões de autoridade­s. Tudo serve para se proteger, e alguns até sugerem um sutiã cortado ao meio. Mitch Cassel, oftamologi­sta de 64 anos que trabalha no Rockefelle­r Center, vestiu uma máscara ontem pela primeira vez, para ir ao banco e comprar comida. “A saúde é riqueza agora”, comentou, na fila de um mercado.

 ??  ?? PROTEÇÃO
Nova-iorquinos se adaptam às novas recomendaç­ões. Infecção pode acontecer pelo ar
PROTEÇÃO Nova-iorquinos se adaptam às novas recomendaç­ões. Infecção pode acontecer pelo ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil