Jornal do Commercio

Inscrição do Enem vai até dia 27

EXAME NACIONAL

-

Foram prorrogada­s, até a próxima quarta-feira (27), as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Inicialmen­te, o prazo para participar da avaliação acabaria ontem. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep) atenderam um pedido do Conselho Nacional de Secretário­s de Educação (Consed) para ampliar o período de inscrições.

A data para pagamento da taxa, no valor de R$ 85, foi mantida para 28 de maio, ou seja, um dia após o encerramen­to das inscrições. O boleto pode ser quitado em qualquer banco, agência dos Correios ou casas lotéricas. No final de junho, o Inep fará uma enquete com os participan­tes inscritos para definir as novas datas das provas.

Inicialmen­te, o exame ocorreria em 1º e 8 de novembro no modelo tradiciona­l e 22 e 29 de novembro no formato digital. Mas depois de pressão da sociedade, motivada pela pandemia do novo coronavíru­s, o governo federal decidiu adiar os testes entre 30 e 60 dias. Significa que as provas vão ocorrer em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.

Com a nota do Enem, qualquer pessoa pode concorrer a vagas de graduação em mais de 120 universida­des públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Coordenado pelo MEC, o sistema é aberto duas vezes ao ano e substitui o vestibular das instituiçõ­es de ensino superior. As três universida­des federais e a estadual de Pernambuco fazem parte do Sisu (UFPE, UFRPE, Univasf e UPE). Os dois institutos federais também, IFPE e IF do Sertão.

A decisão de aumentar o prazo de inscrição foi tomada após reunião, ontem de manhã, entre o Inep e o Consed. Em nota, o órgão federal destacou que “está atento a todas as manifestaç­ões da sociedade e do poder público”. O conselho de secretário­s havia solicitado estender o período de inscrições para 5 de junho. Até o meio-dia de ontem, conforme o Inep, tinham sido registrada­s 5.151.868 de inscrições, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital.

Um dos argumentos que o Consed apresentou ao Inep foi que o número de inscritos de concluinte­s do ensino médio de escolas públicas estava abaixo do quantitati­vo do ano passado na maioria das redes estaduais de ensino.

 ??  ?? NOVA DATA
Prazo foi estendido para não prejudicar estudantes
NOVA DATA Prazo foi estendido para não prejudicar estudantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil